Zenoss
Para o administrador de redes é fundamental ter em mãos ferramentas que o auxiliem no monitoramento dos componentes de sua infraestrutura. Neste post conheça Zenoss.
Com base em relatórios e/ou alertas administrativos, o administrador poderá prever futuras situações aonde seja necessária a sua intervenção.
Seja para uma correção de configuração incorreta ou até mesmo a substituição de algum dispositivo em mau funcionamento.
O Zenoss é uma ferramenta criada com o propósito de ajudar ao administrador a ter um controle efetivo sobre sua rede.
O Zenoss possui uma arquitetura modular, facilitando assim a incorporação de novas funcionalidades à ferramenta.
Sendo capaz de monitorar vários tipos de dispositivos como, computadores Linux, Windows, switches e roteadores. Ele tem uma interface web e faz uso do gerenciador de banco de dados MySQL para armazenar suas informações.
O Zenoss oferece poderosos recursos de monitoramento de rede que são imprescindíveis para o trabalho de um administrador de redes.
Por fornecer acesso via web à sua interface de monitoramento, ele possibilita com isso o acesso a partir de qualquer plataforma de sistema, desde que acessado por um browser compatível.
O Zenoss é distribuído sobre dois formados de licenciamento, seus dois modelos comercializados são: o Core e Enterprise, sendo a Core sua versão free software e comunitária e a versão Enterprise que conta com um contrato de suporte e algumas configurações já prontas para uso.
Outro trabalho facilitado pelo Zenoss é o monitoramento de mudanças que aconteçam nos dispositivos, seja por software ou de hardware.
O seu sistema de tratamento de logs e alertas são bem sofisticados, fornecendo informações detalhadas para o tratamento destes eventos.
Fornece também o envio de alertas através de e-mail ou SMS, o que torna o trabalho de monitoração menos árduo.
Página oficial: www.zenoss.com/
Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários