WINS

WINS (Windows Internet Name Service) é a implementação da Microsoft do NetBIOS Name Service (NBNS), um servidor de nomes e serviços para nomes de computadores NetBIOS.

Efetivamente, o WINS está para os nomes NetBIOS como o DNS está para os nomes de domínio – um mapeamento central de nomes de hospedeiro para endereços de rede.

Como o DNS, ele é implementado em duas partes, um serviço de servidor (que gerencia o Banco de dados Jet embutido, replicação servidor a servidor, requisições de serviço e conflitos) e um componente cliente TCP/IP que gerencia o registro e renovação de nomes dos clientes, e cuida das consultas.

Utilizado quando um determinado comando ou aplicação recorre a interface NetBios usando TCP/IP, como é o caso do serviço de visualização dos computadores em rede.

Para o funcionamento de WINS, tem de se configurar um servidor Windows NT para poder agir como servidor WINS. Este age como um servidor NBNS, mantendo-se informado das entradas e saídas, na rede.

Quando se registra um nome, a workstation verifica se existe um nome igual. No caso de existir um nome igual é feita uma comunicação ao workstation da existência de um nome igual, terá então que escrever outro.

WINS (da NetBIOS para SO Windows é semelhante ao ficheiro LMHOSTS, mas mais dinâmica e o WINS tem capacidade de construir a base de dados e manter-se a si própria, procedendo a atualizações automaticamente, sem que o servidor tenha de atualizar essa base de dados automaticamente.

O sistema de busca e fixamento de IP pela rede, esta desgarrada pela forma de script.

O uso do WINS fornece Redução de tráfego de broadcast, gerado para a resolução de nome NetBios.

Se os clientes dependentes do WINS, não estiverem configurados com o número IP de pelo menos um servidor WINS, eles irão gerar tráfego de Broadcast na rede local, para tentar resolver nomes.

Por padrão os roteadores bloqueiam tráfego de broadcast. Com isso, sem o uso do WINS, para clientes que dependem do WINS, não haveria como fazer a resolução de nomes de servidores que estão em outras redes (redes remotas, ligadas através de links de WAN e roteadores).

Através do mecanismo de replicação, é possível manter vários servidores WINS, em diferentes redes, com o mesmo banco de dados, com informações de todos os computadores da rede, mediante o uso de replicação.

Só é justificado o uso do WINS se houver versões antigas do Windows (Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 ou Windows Me) ou aplicações que dependam do WINS.

Fonte: Wikipedia → https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Internet_Name_Service

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | |

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *