Storage é um equipamento que armazena os dados da rede local de uma empresa ou residência, que pode ser um HD simples ou até mesmo um complexo sistema de armazenamento com petabytes espaço.
Esse tipo de equipamento pode ser implementado como servidor de arquivos, de backups ou ser um ponto centralizado para processar ou compartilhar dados. Os storages são classificados em três grupos: DAS, NAS e SAN.
DAS
Direct-attached Storage (DAS) é um storage diretamente conectado a um computador, mas que não é acessível para outros computadores através da rede. Em empresas os DAS são amplamente utilizados como storages de backup ou em aplicações que exigem alto desempenho.
A Microsoft, por exemplo, recomenda que as instalações do Exchange utilizem o DAS.
NAS
Network Attached Storage (NAS) é um equipamento para armazenar e compartilhar dados, sempre através de uma conexão de rede local.
Um storage NAS é composto de um ou mais processadores, memória, fontes de alimentação e os demais componentes de um computador, no entanto seu sistema de armazenamento de informações é mais robusto e confiável, quase sempre composto de vários discos rígidos ou módulos de memória.
SAN
Storage Area Network (SAN) é um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada geralmente baseada em Fibre Channel. A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários