Em redes de computadores, um proxy (em português procurador) é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Neste post entenda o que são servidores proxy.
Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade.
Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento a sistemas distribuídos. Hoje, a maioria dos proxies é proxy web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web e fornecendo anonimato.
Servidores proxy podem, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado.
Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.
Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.
Um proxy de cache HTTP ou, em inglês, caching proxy, permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache).
Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache.
Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da banda.
Surgimento
O servidor proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local (ou LAN) à Internet através de um computador da rede que compartilha a sua conexão com as demais máquinas.
Ou seja, se considerarmos que a rede local é uma rede “interna” e a Interweb é uma rede “externa”, podemos dizer que o proxy é aquele que permite que outras máquinas tenham acesso externo.
Geralmente, as máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a mesma.
Assim, toda a solicitação de conexão de uma máquina da rede local para uma máquina da Internet é direcionada ao proxy; este, por sua vez, realiza o contato com máquina desejada, repassando a resposta da solicitação para a máquina da rede local.
Por este motivo, é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, que, em Informática, é geralmente traduzido como intermediário. Outra acepção aceita é procurador (também fora do contexto da Informática).
Assim, o mais comum é termos um proxy com conexão direta com a Internet.
Usos de servidores proxy
Monitoramento e filtragem
Um servidor proxy web de filtro de conteúdo fornece controle administrativo sobre o conteúdo que pode trafegar em ambas as direções pelo proxy.
É comumente utilizado em organizações comerciais e não-comerciais (especialmente escolas) para garantir que o uso da Internet está de acordo com a política de uso aceitável.
Um proxy de filtragem de conteúdo frequentemente suportará autenticação de usuário, para controlar o acesso a web.
Ele normalmente também produz registros, para dar informações detalhadas sobre as URLs acessadas por usuários específicos ou para monitorar estatísticas de uso da largura de banda.
Melhorar o desempenho
Um servidor de proxy de cache acelera as requisições de serviços recuperando o conteúdo salvo de uma requisição anterior realizada pelo mesmo cliente ou mesmo por outros clientes.
Proxies de cache armazenam cópias locais de recursos requisitados com frequência, permitindo que grandes organizações reduzam significativamente seus custos e montantes de utilização de largura de banda, enquanto aumentam o desempenho significativamente.
A maioria dos PSIs (Provedores de Serviço de Internet) e grandes empresas possuem um proxy de cache. Os proxies de cache foram os primeiros tipos de servidores proxy.
Proxies web são normalmente usados para armazenar páginas web de um servidor web. Proxies de cache implementados de maneira pobre podem causar problemas, como uma incapacidade de utilizar autenticação de usuário.
Proxy transparente
O proxy transparente é uma arquitetura que permite que o navegador cliente não saiba da existência do proxy. Ele acha que está solicitando o recurso diretamente ao servidor original; o proxy encarrega-se de capturar e processar a solicitação.
A principal vantagem nesta arquitetura é que não é necessária a configuração de proxy nos navegadores cliente. Outra (incorretamente) alegada vantagem é que o proxy não transparente não impede a conexão direta à Internet.
Proxies de interceptação também são normalmente usados por PSIs em alguns países para economizar largura de banda e melhorar os tempos de resposta ao cliente por meio do cache.
Isto é mais comum em países onde a largura de banda é mais limitada (e.g. nações insulares) ou devem ser pagas.
Proxy aberto
Um proxy aberto é um servidor proxy acessível por um internauta. Geralmente, um servidor proxy permite aos usuários dentro de um grupo na rede o estoque e o repasse de serviços da Internet, igualmente ao DNS ou páginas web para reduzir e controlar a banda larga utilizada pelo grupo.
Com um proxy aberto, entretanto, qualquer usuário da Internet é capaz de usar o serviço de repassagem (forwarding).
Proxy anônimo
Um proxy anônimo é uma ferramenta que se esforça para fazer atividades na Internet sem vestígios: acessa a Internet a favor do usuário, protegendo as informações pessoais ao ocultar a informação de identificação do computador de origem.
O operador do proxy ainda pode relacionar as informações dos usuários com as páginas vistas e as informações enviadas ou recebidas.
Quem não quer depender de um só operador proxy usa uma cadeia de diferentes proxies. Se um dos proxies da cadeia não colaborar com os outros e não guardar as informações dos usuários, torna-se impossível identificar os usuários através do número IP.
Também há redes de computadores que atuam cada um como um proxy, formando assim cadeias de proxies grátis que procuram as rotas do tráfego automaticamente.
São redes como a I2P — A Rede Anónima. Além disso, há medidas contra a análise de tráfego.
Através dos proxies é possível enviar mensagens eletrônicas anônimas e visitar páginas na Internet de forma anônima. Também há mensageiros simples e anônimos, o IRC e o intercâmbio de arquivos.
Webproxy
Um webproxy é um tipo de proxy que funciona sem a necessidade de configuração do navegador. Funcionam com interface web.
A maioria é desenvolvida em PHP, tendo projetos open-sources como PHPMyProxy e PHProxy já prontos para a hospedagem. Apresentam problemas com sites que fazem uso de sessões e, muitas vezes também, não lidam bem com cookies.
Domine todos os recursos do Linux e torne-se um administrador competente e bem requisitado. Conheça o curso LINUX: DICAS E TRUQUES e torne-se um expert! Conheça centenas de soluções para problemas do dia a dia de administradores de sistemas GNU/Linux e usuários em geral.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários