Rota estática com pfSense

O pfSense é uma solução de firewall de código aberto amplamente utilizada por administradores de rede para gerenciar e proteger redes. Além de suas funções de firewall e roteamento dinâmico, o pfSense permite configurar rotas estáticas, que são úteis em cenários onde é necessário direcionar o tráfego da rede para destinos específicos de forma manual. Neste post, aprenda rota estática com pfSense.

O que é uma rota estática?

Uma rota estática é uma entrada manual na tabela de roteamento de um roteador ou firewall, que define um caminho específico para determinado destino de rede. Ao contrário de roteamento dinâmico, onde o caminho é ajustado automaticamente, a rota estática precisa ser configurada manualmente pelo administrador.

Quando usar rotas estáticas?

  • Quando há redes adicionais conectadas indiretamente e que não são alcançadas pelo roteamento padrão;

  • Em redes pequenas ou ambientes onde o roteamento dinâmico não é necessário;

  • Para direcionar tráfego a links dedicados ou VPNs entre locais.

Configurando a rota estática

Um bom exemplo disso é quando uma empresa possui duas redes distintas. Usando o IP do gateway é possível fazer roteamento entre essas redes.

Neste exemplo, vamos fazer o roteamento de forma que uma máquina virtual consiga se comunicar com uma máquina física:

1. Acesse System → Routing, clique na aba Routing e clique no botão + Add.

2. No campo Destination network informe o range da rede física, neste caso é 192.168.0.0/24. No campo Gateway escolha o gateway padrão. Faça um teste “pingando” a máquina física a partir da máquina virtual:

edit route entry

Lembre-se de verificar o firewall do Windows antes do teste.

Exemplos de uso de rotas estáticas

Aqui estão alguns exemplos comuns onde rotas estáticas podem ser úteis:

  • Conexões VPN: Em cenários onde uma VPN é usada para conectar filiais, uma rota estática pode ser configurada para enviar o tráfego da rede local para a rede da filial através do túnel VPN;

  • Rotas de backup: Configurar rotas alternativas para servidores em um link de backup;

  • Sub-redes adicionais: Se sua rede local for dividida em várias sub-redes, rotas estáticas podem ser usadas para garantir que todo o tráfego seja roteado corretamente entre essas sub-redes.

Dicas adicionais

  • Organize as rotas: Sempre use descrições claras e bem definidas para cada rota estática. Isso facilitará a identificação de rotas no futuro;

  • Roteamento dinâmico vs. estático: Rotas estáticas são fáceis de configurar e funcionam bem em redes pequenas ou ambientes controlados. Porém, em redes maiores com múltiplos roteadores, considere o uso de roteamento dinâmico, como OSPF ou BGP, para reduzir a necessidade de gerenciamento manual.

As rotas estáticas no pfSense são uma maneira eficaz de garantir que o tráfego da sua rede seja encaminhado corretamente, especialmente em cenários com redes segmentadas ou conexões VPN.

Com as instruções acima, você pode facilmente configurar e gerenciar rotas estáticas no pfSense, melhorando o controle e o desempenho da sua rede.

DESEJA SE APROFUNDAR NO FIREWALL PFSENSE E SE TORNAR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO?

Aprenda a fazer configurações avançadas e dominar esta ferramenta incrível juntamente com o Windows Server. Tenha acesso a vídeos, apostilas e certificado de conclusão.

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags:

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *