No campo das telecomunicações e redes de computadores, o termo Qualidade de Serviço (QoS, em inglês, Quality of Service) pode tender para duas interpretações relacionadas, mas distintas.

Em redes de comutação de circuitos, refere-se à probabilidade de sucesso em estabelecer uma ligação a um destino.

Em redes de comutação de pacotes refere-se à garantia de largura de banda ou, como em muitos casos, é utilizada informalmente para referir a probabilidade de um pacote circular entre dois pontos de rede.

A Internet foi projetada sem prever a necessidade de QoS, de maneira que esta funcionava num regime “best effort”.

Existiam então 4 bits para o “tipo de serviço” (ToS) e 3 bits de “precedência” em cada mensagem, embora raramente utilizados.

Durante a transmissão podem ocorrer inúmeros problemas com os pacotes enquanto circulam pela rede. Do ponto de vista emissor/receptor esses problemas são:

Pacotes descartados (dropped packets): Os roteadores podem recusar-se a entregar alguns pacotes (drop) se estes chegarem quando os buffers se encontram preenchidos.

Estes podem ser descartados, todos ou apenas alguns, dependendo do estado da rede, e não existe uma forma de determinar as prioridades para descarte.

As aplicações que enviam os pacotes terão que retransmiti-los por não receber da aplicação em contraparte a confirmação de recebimento do pacote, o que resulta frequentemente em “soluços” na transmissão;

Atraso (delay): Pode decorrer muito tempo até um pacote atingir o seu destino, já que este é mantido em longas filas, ou segue um caminho alternativo (menos direto) para evitar congestionamento da rede.

No entanto, a transmissão também pode ocorrer muito rapidamente, e não existe forma de determinar perante qual das situações nos encontramos;

Entrega desordenada (out-of-order): Ocorre frequentemente a entrega de pacotes numa ordem diferente da que foram enviados, uma vez que estes podem ser enviados por diferentes rotas, o que provoca a exigência de protocolos especiais para que a informação possa ser reconstruída à chegada;

Erros: Também pode ocorrer que os pacotes sejam enviados para destinos errados ou mesmo serem corrompidos em trânsito. O receptor terá então que detectá-los e, tal como se os pacotes tivessem sido descartados, pedir a retransmissão.

Como obter QoS?

Existem dois modelos, ou métodos, que são apresentados por pesquisadores para apresentar uma solução para o QoS em redes como na internet. Esses dois modelos são:

→ IntServ: Procura oferecer bastante recursos, suficientes para o pico esperado, com uma margem de segurança substancial.

É simples e eficaz, mas na prática é assumido como dispendioso, e tende a ser ineficaz se o valor de pico aumentar além do previsto: reservar recursos gasta tempo.

→ DiffServ: Obriga os usuários a reservar os recursos e apenas aceitar as reservas se os routers conseguirem servi-las com confiabilidade. Naturalmente, as reservas podem ter um custo monetário associado.

Fonte: Wikipedia → https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_servi%C3%A7o_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es)

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | |

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *