Processo de desenvolvimento de sistemas
No processo de desenvolvimento de sistemas existem diversas etapas que ocorrem respeitando algumas etapas importantes como o projeto (ou análise), codificação, testes, implantação e treinamento. A definição das etapas pode variar conforme o caso.

Projeto (ou análise)
Sem dúvidas o projeto é a fase mais importante no desenvolvimento de sistemas. Nesse momento são definidos o que, o porque e como será feito.
Durante a fase de projeto são feitas análises, prototipação (versões incompletas do programa de software que está sendo desenvolvido), desenho de cenários (exposição do software a situações diversas para analisar o seu comportamento) e diagramas, por exemplo.
Durante a fase de projeto são realizadas análises, protopipação, desenhos de cenários, diagramas e outras representações para aproximar, ao máximo, o resultado final do sistema.
Diversas metodologias ou paradigmas de projeto podem ser usados. Um exemplo é a Orientação a Objetos.
Codificação
A etapa de codificação é, de fato, o início do desenvolvimento. Nesse momento são escritas linhas de códigos que possibilitam a interação do sistema com bancos de dados e outros recursos de forma de tornar possível o que foi especificado na fase de projeto.
Testes
A etapa de testes é muito importante para averiguar a existência de falhas ou anomalias que comprometam o funcionamento do sistema. É verificado se o sistema está se comportando dentro dos princípios do projeto.
Nesta etapa é importante estabelecer regras sobre o que será testado, as informações a serem inseridas no sistema e suas variações, o nível dos testadores etc.
O relatório de testes deverá informar como e quando os testes foram feitos, se o resultado foi satisfatório ou não.
Implantação e treinamento
Após a aprovação nos testes vem a etapa de implantação e treinamento. A implantação é uma fase delicada pois envolve alterar a rotina das empresas quando elas estão em plena atividade.
Dependendo do porte do sistema desenvolvido é preciso definir uma estratégia para mitigar ao máximo os impactos no funcionamento das empresas.
Após a implantação temos a fase de treinamento que consistem em apresentar o sistema aos usuários e auxiliá-los nas atividades em que cada um deverá desempenhar.
Manutenção
Por fim temos a etapa de manutenção que se inicia logo após a implantação. Essa etapa é constante e existirá enquanto o sistema existir.
Nesse momento é importante ter um contrato que deixe claro as responsabilidades do cliente e do desenvolvedor, bem como os custos com atualizações e manutenções.
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários