PPP/PPPoE/PPPoA são protocolos de enlace de dados, encapsulamento de quadros e enlace de dados da camada 2, respectivamente.
PPP (Point-to-Point Protocol ou Protocolo ponto-a-ponto) é um protocolo de enlace de dados (camada 2) usado para estabelecer uma conexão direta entre dois nós.
Ele pode fornecer autenticação de conexão, criptografia de transmissão (usando ECP, RFC 1968) e compressão.
O PPP é usado sobre muitos tipos de redes físicas incluindo cabo serial, linha telefônica, linha tronco, telefone celular, enlaces de rádio especializados e enlaces de fibra ótica como SONET.
O PPP também é usado sobre conexões de acesso à Internet.
Provedores de serviços de Internet têm usado o PPP para acesso discado à Internet pelos clientes, uma vez que pacotes IP não podem ser transmitidos sobre uma linha de modem por si próprios, sem algum protocolo de enlace de dados.
Dois derivados do PPP; o Point-to-Point Protocol over Ethernet (PPPoE), em português protocolo ponto a ponto sobre Ethernet, e Point-to-Point Protocol over ATM (PPPoA), em português Protocolo ponto a ponto sobre ATM, são usados mais comumente por Provedores de Serviços de Internet para estabelecer uma conexão de serviços de Internet de Linha Digital de Assinante (ou DSL) com seus clientes.
PPPoE (Point-to-Point Protocol over Ethernet) é um protocolo de rede para encapsular quadros PPP dentro de quadros Ethernet. Ele surgiu em 1999, no contexto da explosão da DSL como a solução para tunelamento de pacotes sobre a conexão DSL para a rede IP dos ISPs e a partir daí para o resto da Internet.
Um livro de redes de 2005 observou que “a maioria dos provedores DSL usam PPPoE, que fornece autenticação, criptografia e compressão.
O uso típico do PPPoE envolve alavancar os recursos do PPP para autenticação do usuário com um nome de usuário e senha, predominantemente por meio do protocolo PAP e menos frequentemente pelo CHAP.
PPPoA (Point-to-Point Protocol over ATM) é um protocolo de enlace de dados da camada 2 normalmente utilizado para conectar modems domésticos de banda larga à ISPs por meio de linhas telefônicas.
É usado principalmente com as operadoras DOCSIS e DSL, encapsulando quadros PPP em AAL5. Ele oferece recursos padrões do PPP, como autenticação, criptografia e compressão.
Se for usado como método de encapsulamento de conexão em uma rede baseada em ATM pode reduzir ligeiramente a sobrecarga (cerca de 0,58%) em comparação com o PPPoE.
Também evita os problemas que o PPPoE sofre, relacionados a ter um MTU menor que aquele dos protocolos de transmissão Ethernet padrões. Ele também suporta (como faz o PPPoE) os tipos de encapsulamento: VC-MUX e baseados em LLC.
Fontes: Wikipedia:
→ https://pt.wikipedia.org/wiki/Transport_Layer_Security
→ https://pt.wikipedia.org/wiki/PPPoE
Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:
Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E
Resolução de problemas de rede
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários