As permissões de acesso a arquivos e pastas no sistema operacional Linux existem para impedir que programas ou pessoas mal intencionadas excluam ou façam alterações indevidas. Neste post, entenda as permissões de arquivos e pastas em Linux.
Exemplo:
drwxr-xr-- 2 junior junior 4096 Dez 6 08:52 Área de Trabalho
No exemplo acima:
d (directory) significa “diretório” (se contiver um traço “-” significa que é um arquivo)
r (read) significa “permissão para leitura”
w (write) significa “permissão para escrita” – é permitido alterações
x (execution) significa “permissão para executar”
– significa “sem permissão”
As três primeiras permissões, neste caso rwx, é do proprietário do arquivo. Os três seguintes, neste caso r-x é para o grupo e os três últimos, neste caso r–, para outros grupos.
Incluindo permissões
Para alterarmos as permissões dos arquivos, utilizamos o comando chmod juntamente com o código de permissão:
R – Read: 4
W – Write: 2
X – Execution: 1
Basta indicar o número correspondente a permissão ou somar os números das permissões até formar o conjunto de permissões desejado e indicar após o comando chmod.
sudo chmod [código das permissões] [nome_do_arquivo]
ou
sudo chmod 000 meuArquivo.txt
No caso acima, o arquivo não poderá ser aberto, pois a permissão é 000 (sem qualquer permissão). É o equivalente a — — —.
Noutro caso, sudo chmod 070 meuArquivo.txt as pemissões ficarão — rwx —, ou seja, o proprietário não tem nenhum acesso, o grupo tem acesso total (4 + 2 + 1 = 7) e outros grupos também não têm nenhum tipo de acesso.
Neste caso, sudo chmod 400 meuArquivo.txt as permissões ficarão -r- — —, ou seja, o proprietário tem permissão de leitura e os demais não têm nenhum tipo de acesso.
Neste outro caso, sudo chmod 420 meuArquivo.txt as permissões ficarão r– -w- —, ou seja, o proprietário tem permissão de leitura, o grupo tem permissão de escrita e os demais não têm nenhum tipo de acesso.
Para permissões totais para todos: sudo chmod 777 meuArquivo.txt. É o equivalente a rwx rwx rwx
Domine todos os recursos do Linux e torne-se um administrador competente e bem requisitado. Conheça o curso LINUX: DICAS E TRUQUES e torne-se um expert! Conheça centenas de soluções para problemas do dia a dia de administradores de sistemas GNU/Linux e usuários em geral.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários