Se sua impressora parou de imprimir, não se preocupe, pois é um problema comum e geralmente fácil de resolver. Muitas vezes, basta limpar uma fila de impressão, atualizar um driver ou ajustar algumas configurações para corrigir o erro. Neste post, aprenda o que fazer quando a impressora não quer imprimir e resolva esse problema rapidamente.

Preste atenção nos indicadores luminosos e avisos

impressora aviso de erros

Os indicadores luminosos e avisos no display da impressora nos dão informações importantes para enterder o que está acontecendo com a impressora. Portanto, antes de iniciar o passo a passo abaixo, veja se há algum aviso para ir direto na solução correta.

Se não existir nenhum aviso ou você não conseguir interpretar as informações mostradas, siga o passo a passo abaixo na sequência.

Verifique os cabos e conexões

cabo usb impressora

Cabos mal conectados ou com defeito podem impossibilitar a comunicação do computador com a impressora. Para verificar isso, veja se o cabo USB que conecta a impressora ao computador está devidamente encaixado. Se estiver, experimente trocar de porta USB ou até mesmo por outro cabo.

Se a impressora estiver conectada na rede cabeada, desconecte o cabo de rede da impressora e reconecte no ponto de rede novamente. Se os leds da porta de rede da impressora não estiverem piscando, significa que o equipamento não está se comunicando com a rede. Nesse caso, troque o cabo de rede ou verifique se o ponto de rede está ok.

Se a impressora estiver conectada na rede wi-fi, experimente reiniciar o seu roteador. Se não resolver, refaça o procedimento de conexão da impressora com a rede sem fio.

Veja se há papel atolado

atolamento de papel na impressora

Papel atolado poderá impedir a impressão de outros trabalhos. Geralmente esse problema é informado no visor da impressora ou no próprio computador.

Para resolver esse problema, desligue a impressora da tomada e abra o compartimento de cartucho/toner. Puxe a folha atolada delicadamente até não sobrar nenhuma parte dela dentro da impressora.

O acesso ao compartilhamento do cartucho/toner depende do modelo da impressora. Consulte o manual do seu equipamento para descobrir como é feito o acesso.

Limpe a fila de impressão

Verifique se há trabalhos de impressão na fila de impressão do seu computador. Às vezes, um trabalho de impressão anterior pode estar causando problemas. Limpar a fila de impressão poderá resolver o problema.

Para limpar a fila de impressão, abra o Prompt de comando do Windows como administrador e digite os comandos na sequencia abaixo. Aperte a tecla ENTER após cada comando:

net stop spooler
net start spooler

Confirme se a pasta abaixo está totalmente limpa. Se existirem arquivos na pasta, exclua todos:

C:\Windows\System32\Spool\PRINTERS

Tente imprimir uma página de teste

Na maioria das impressoras é possível encontrar uma opção para imprimir uma página de teste. Essa função pode auxiliar na identificação se o problema está na impressora ou no computador. Se a página de teste for impressa com sucesso, é provável que o problema esteja relacionado ao computador.

Atualize o driver das portas USB

Experimente atualizar o drive das portas USB. Para isso, acesse o Gerenciador de dispositivos (basta pesquisar por “dispositivo” na barra de pesquisa do Windows). Clique com o botão direito do mouse sobre a entrada USB usada pela impressora e selecione a opção Atualizar drive:

windows gerenciador de dispositivos

O Windows abrirá a janela de atualização de drivers. Selecione a opção Pesquisar drivers automaticamente. Após atualizar o driver sugerido, tente imprimir novamente usando a porta USB.

Execute a solução de problemas do Windows

A ferramenta de solução de problemas do Windows foi projetada para identificar a origem do problema e oferecer soluções automáticas. Para utilizar o recurso, acesse Painel de Controle → Hardware e Sons → Configuração avançada de impressora. Clique no nome da sua impressora e selecione a opção Executar a solução de problemas:

windows configuração avançada de impressoras

Reinstale ou atualize o drive da impressora

Se a impressora não estiver aparecendo no Painel de Controle, é um indicativo de que você precisa instalar o driver correspondente. Esse procedimento é essencial não apenas para instalar, mas também para atualizar o driver e corrigir possíveis incompatibilidades com o sistema que causam falhas durante o processo de impressão.

Para baixar os drivers para a sua impressora, acesse o site do fabricante. Segue abaixo links para a página de download de drivers das principais impressoras comercializadas no Brasil:

Informe o modelo ou número de série da sua impressora para pesquisar por drivers compatíveis.

Verifique o cartucho ou toner

cartucho toner impressora

Vários modelos de impressoras trazem um sistema de aviso para alertar sobre cartuchos ou toners no fim ou mal encaixados, mas nem todas têm essa funcionalidade. Portanto, é recomendável fazer uma verificação manual.

Abra a tampa da impressora e remova os cartuchos e toners, verificando se estão corretamente encaixados. Além disso, certifique-se de remover qualquer fita plástica de vedação dos cartuchos, pois esquecer esse passo é um erro comum ao instalar componentes novos.

Uma recomendação é limpar os cartuchos ou conexões do toner usando um cotonete umedecido com álcool. Faça o mesmo nos cabeçotes de impressão. Tome cuidado para não danificar as áreas durante a limpeza.

Se a limpeza não resolver o problema, troque os cartuchos ou o toner e tente imprimir novamente.

Faça o reset das configurações da impressora

Problemas como a interrupção da impressão antes da conclusão ou até mesmo impressão que não inicializa, podem ser resolvidos através da restauração das configurações de fábrica do equipamento. Embora o procedimento de reset possa variar entre marcas e modelos, geralmente há uma opção denominada “Restaurar padrões” ou “Padrões de fábrica” dentro do menu de configurações.

Em alguns casos, o reset é feito através de um botão físico que fica na parte traseira da impressora:

impressora reset de fábrica

Consulte o manual de configuração da sua impressora para descobrir como acessar essa opção.

Reinicie o computador e a impressora

Se nada der certo, reinicie a impressora primeiramente e tente imprimir. Se o problema persistir, reinicie agora o computador e tente imprimir novamente.

Acione a garantia ou a assistência técnica

Se nenhum dos procedimentos acima resolver o seu problema, é bem provável que seja algum defeito físico na impressora. Acione a garantia do equipamento ou procure alguma assistência técnica.

Se precisar de mais algum auxílio para resolver o problema, deixe uma mensagem nos comentários abaixo.

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!

Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.

Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões sobre o que fazer quando a impressora não quer imprimir? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits

Tags: |

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *