Endpoint (ponto final ou de extremidade) é um sistema que prove recursos para a proteção dos dispositivos e informações da rede.
São importantes pontos de foco, pois muitas vezes são os locais de entrada para ameaças externas, como malware, ataques de phishing, ransomware e outros tipos de ciberataques. Como cada endpoint pode ser acessado por usuários e pode interagir com recursos da rede, proteger esses pontos finais é fundamental para garantir a segurança geral da rede.
É composto por soluções que detectam, preveem e respondem a infiltrações, malwares e outras ameaças que tentam adentrar os sistemas corporativos. Sendo assim, esse tipo de proteção funciona como uma plataforma de defesa cibernética.
Como proteger um endpoint?
Para proteger um endpoint é preciso uma análise rápida e constante de ameaças em tempo real, através da avaliação de cada arquivo, tendo como base:
→ Atributos ou pontos estáticos;
→ Contexto mundial (reputação na web);
→ Características dinâmicas (como se comporta).
Uma ferramenta de proteção de endpoint executa processos de prevenção de intrusões e explorações, além de atuar em conjunto com o firewall.
Ela se volta especialmente para as conexões em servidores, computadores e outros endpoints da empresa, protegendo contra invasões que ocorrem por meio deles.
Essa proteção pode convergir recursos de anti-spyware, antivírus, firewall, controle e monitoramento de aplicativos, entre outros.
Além disso, funciona desenvolvendo e aplicando normas para nós de extremidade, de modo que consegue identificar dados e informações confidenciais e criptografá-los.
Também pode bloquear cópias, compartilhamentos e transferência de arquivos ou informações específicas.
Soluções de endpoints disponíveis no mercado
No mercado de segurança de endpoints, existem várias soluções disponíveis, oferecendo uma variedade de recursos para proteger dispositivos contra ameaças de segurança. Aqui estão algumas das principais soluções de endpoints disponíveis atualmente:
- Antivírus/Antimalware: Oferecem proteção contra vírus, malware, spyware e outras ameaças. Exemplos incluem o Norton Antivirus, McAfee, Kaspersky, Bitdefender, entre outros;
- Firewalls de Endpoint: Controlam o tráfego de rede do dispositivo, permitindo ou bloqueando conexões com base em regras predefinidas. Exemplos incluem o Windows Defender Firewall, Comodo Firewall, etc;
- Software de Detecção e Resposta de Endpoints (EDR – Endpoint Detection and Response): Monitoram atividades nos dispositivos para identificar comportamentos suspeitos e responder a ameaças em tempo real. Exemplos são o CrowdStrike Falcon, Carbon Black, SentinelOne, entre outros;
- Soluções de Proteção de Ponto de Extremidade (EPP – Endpoint Protection Platforms): Combinam várias funcionalidades de segurança em uma única solução, como antivírus, firewall, prevenção de intrusões, controle de aplicativos, etc. Exemplos incluem o Symantec Endpoint Protection, Trend Micro Apex One, etc;
- Ferramentas de Gerenciamento de Políticas de Segurança de Endpoint: Permitem que os administradores definam e apliquem políticas de segurança consistentes em todos os dispositivos da rede. Exemplos incluem o Microsoft Intune, VMware Carbon Black Cloud, etc;
- Proteção de Dados e Criptografia de Endpoint: Protegem dados confidenciais armazenados nos dispositivos por meio de criptografia e controle de acesso. Exemplos incluem o McAfee Endpoint Encryption, Sophos SafeGuard Encryption, etc;
- Soluções de Análise Comportamental e Machine Learning: Utilizam inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar padrões de comportamento suspeitos nos dispositivos. Exemplos incluem o Cylance, Cisco Advanced Malware Protection (AMP), etc;
- Ferramentas de Gestão de Vulnerabilidades: Escaneiam e identificam vulnerabilidades nos sistemas de endpoint, ajudando na correção proativa. Exemplos incluem o Qualys, Nessus, etc.
Cada solução de segurança de endpoint possui suas próprias características, funcionalidades e pontos fortes. A escolha da solução ideal para uma organização dependerá das necessidades específicas de segurança, do ambiente de TI e do orçamento disponível. Muitas vezes, a combinação de várias soluções pode oferecer uma defesa mais abrangente contra ameaças de segurança em endpoints.
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários