A tecnologia Arduino é um hardware de código aberto que pode ser facilmente programado para realizar diversas funções, se tornando muito útil em diversos projetos de tecnologia, incluindo a inteligência artificial. Neste post descubra o que é Arduino e como essa tecnologia pode ser aplicada.
Através do uso de sensores e atuadores, programas desenvolvidos para a plataforma Arduino podem acumular informações sobre o ambiente em que estão inseridos.
Com a integração dos dispositivos de inteligência artificial, como redes neurais e algoritmos de aprendizagem de máquina, é possível explorar essa informação para gerar insights valiosos, permitindo, por exemplo, a automatização de tarefas, o reconhecimento de padrões e a tomada de decisões precisas.
O que podemos fazer com o Arduino?
A lista de possibilidades é praticamente infinita; o limite é a sua criatividade. Você poderá automatizar ventiladores, as luzes de sua casa, sua geladeira ou utilizá-lo para monitorar temperaturas, umidade do ar, pressão sanguínea etc.
O Arduino possui uma grande quantidade de sensores e componentes que você poderá utilizar em seus projetos. Boa parte do material está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém sensores e componentes auxiliares, tais como capacitores, resistores, leds etc.
Aplicações do Arduino
A aplicação do Arduino na inteligência artificial é especialmente interessante na criação de sistemas inteligentes em áreas como robótica, automação industrial e agricultura.
Um exemplo prático disso é a criação de um sistema de irrigação que pode ser monitorado e controlado a distância, utilizando sensores para medir a umidade do solo, e programando o Arduino para ligar o sistema de irrigação automaticamente quando for necessário.
No campo da robótica, o uso do Arduino pode ser especialmente interessante na criação de robôs autônomos que possam navegar em ambientes complexos, reconhecer objetos e realizar tarefas úteis, como limpar ou fazer entregas.
A combinação das capacidades de percepção e movimentação controlada do robô com as capacidades de processamento e aprendizado da tecnologia Arduino, torna possível criar robôs autônomos verdadeiramente revolucionários.
Além destas aplicações, o Arduino também pode ser utilizado em projetos de monitoramento de saúde, controle de dispositivos eletrônicos domésticos, dentre outros.
Em suma, a tecnologia Arduino é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de projetos de inteligência artificial de médio e pequeno porte, ampliando as possibilidades de criação e democratizando o acesso à tecnologia que antes era restrita apenas a grandes empresas.
Shields
Através de programação é possível aumentar as funcionalidades de uma placa Arduino, no entanto o ganho é bem limitado em comparação a placas de expansão.
Os shields são placas de hardware que podem ser conectadas no Arduino, contendo circuitos eletrônicos que permitem desempenhar funções como conexão WiFi, Bluetooth e XBee (componente desenvolvido especialmente para facilitar a comunicação wireless de um Arduino com um módulo Xbee).
É possível empilhar shields uns sobre os outros, pois os mesmos possuem seus próprios conectores iguais aos do Arduino.
Os shields mais comuns são:
Controladores de motors: DC, de passo ou servomotores:
Ethernet: conexão a redes locais ou à Internet, de modo a responder a comandos remotos:
WiFi: conexão a redes locais ou à Internet sem fio, a fim de permitir o controle remoto de robôs, por exemplo:
USB Host Shield: controlador USB:
Além de shields MP3, para reprodução de arquivos de áudio, LCD, para a visualização de informações em telas de cristal líquido entre outros.
Com o curso de Arduino Para Iniciantes você aprenderá do zero até a criação de projetos elaborados, através de vídeo aulas, e no seu tempo de estudo.
Com este curso você aprenderá a construir códigos para seus projetos, entender esquemas e desenvolver automações fantásticas. Chega de ficar apenas no ctrl+c e ctrl+v!
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO DE VEJA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários