NTP (Network Time Protocol)

O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no protocolo UDP sob a porta 123.

É utilizado para sincronização do relógio de um conjunto de computadores e dispositivos em redes de dados com latência variável.

O NTP permite manter o relógio de um computador sincronizado com a hora sempre certa e com grande exatidão. Foi originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje é mantido por ele e por uma equipe de voluntários.

O NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da Internet.

Importância do NTP

Uma característica básica e ao mesmo tempo importante do tempo é que ele sempre avança. O tempo não para e não volta atrás.

Vários programas de computador fazem uso dessa característica e podem ter seu funcionamento comprometido se o relógio do computador inesperadamente passar a indicar um horário errado, especialmente se for um horário no passado. Isso se complica ainda mais na Internet, com vários computadores trocando informações entre si!

Infelizmente os relógios dos computadores são imprecisos e se adiantam ou se atrasam com o passar do tempo. É muito fácil também trocar seu horário para o passado ou para o futuro, mesmo acidentalmente.

Diferentes softwares e aplicações podem ser sensíveis a problemas relativos à sincronização do tempo de formas diversas.

Como exemplos de aplicações afetadas pelo tempo pode-se citar: Sistemas de distribuição de conteúdo (www, usenet news, etc); Sistemas de arquivos (filesystems); Agendadores de eventos como o cron e o at dos sistemas unix; criptografia; Protocolos de comunicação e aplicações de tempo real; sistemas transacionais e bancos de dados distribuídos.

É importante também do ponto de vista de segurança de redes que os relógios dos computadores estejam sincronizados.

Investigações relacionadas a incidentes de segurança tornam-se impossíveis caso os servidores envolvidos e os diversos arquivos de log discordem entre si em relação às estampas de tempo dos eventos.

Para algumas aplicações exatidão da ordem de segundos pode ser suficiente. Para outras, é necessário manter os relógios com diferenças na ordem dos milisegundos entre si e em relação à hora certa.

O NTP, se corretamente utilizado, é capaz de garantir as propriedades necessárias ao relógio do computador para o bom funcionamento das aplicações.

Num primeiro momento isso pode parecer algo muito simples: “consultar o tempo em um servidor” e “ajustar o relógio local” de tempos em tempos. Mas, na verdade, o NTP faz muito mais do que isso. Diversos componentes do sistema colaboram para:

→Obter, a partir de diversas amostras, informações de tempo de um determinado servidor, como o deslocamento, dispersão e variação;

→Discernir, dentre um conjunto de servidores, quais fornecem o tempo correto e quais estão mentindo;

→Escolher, dentre os servidores que fornecem o tempo correto, qual é a melhor referência;

→Disciplinar o relógio local, descobrindo seus principais parâmetros de funcionamento, como precisão, estabilidade e escorregamento e ajustando-o de forma contínua e gradual, mesmo na ausência temporária de referências de tempo confiáveis, para que tenha e melhor exatidão possível;

→Garantir a monotonicidade do tempo;

→Identificar, a partir de métodos criptográficos, servidores de tempo conhecidos e confiáveis, evitando possíveis ataques;

→Formar, em conjunto com outros servidores NTP, uma topologia simples, confiável, robusta e escalável para a sincronização de tempo.

Fonte: Wikipedia → https://pt.wikipedia.org/wiki/Network_Time_Protocol

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | |

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *