unicast broadcast multicast

Multicast – IGMP PIM (DM-SM) (também referido como Multicast IP) é muitas vezes usado para se referir a um “broadcast multiplexado”.

Multicast é a transmissão de informação para múltiplos destinatários simultaneamente, usando a estratégia mais eficiente, onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções.

Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.

A palavra Multicast é tipicamente associada com Multicast IP, que é um protocolo que transmite pacotes eficientemente para múltiplos pontos distintos, ao mesmo tempo, em redes TCP/IP, usando um endereço Multicast. É comumente associado com aplicações de áudio/vídeo, por exemplo, Protocolo RTP.

Mas existem outros protocolos na Internet que implementam o conceito Multicast. O ATM, por exemplo, possui mecanismos para conexões ponto-para-multiponto ou multiponto-para-multiponto.

Esse modelo geralmente assume que as estações participantes de uma comunicação sejam conhecidas com antecedência, de modo que árvores de distribuição possam ser geradas e recursos possam ser alocados pelos elementos da rede.

O Multicast IP foi descrito pelo Arquiteto de Internet Dave Clark: “Você coloca pacotes de um lado e a rede conspira para entregá-los a qualquer um que os peça.”.

IGMP

O IGMP (Internet Group Management Protocol) é um protocolo participante do protocolo IP e sua função é controlar os membros de um grupo de multicast IP, gerenciando os grupos de multicast controlando a entrada e a saída de hosts deles.

Este protocolo pode ser utilizado para aproveitar melhor os recursos de uma rede de modo a informar roteadores a enviar o multicast apenas para os hosts pertencentes aos grupos. Pode ser usado para jogos em rede ou distribuição de vídeo pela rede.

Por questões de segurança, pode ser desativado pois pode permitir alguns ataques.

PIM

O PIM (Protocol Independent Multicast) é um protocolo de roteamento que cria uma estrutura de árvore de distribuição entre os clientes de multicast que formam os domínios.

PIM tem diferentes formatos. Os mais usados são:

PIM Sparse Mode (PIM-SM): É um protocolo para roteamento eficiente para grupos multicast, é construído um esquema do tipo árvore de cada emissor e receptor em um grupo de multicast;

PIM Dense Mode (PIM-DM): É um protocolo adequado, onde muitos nós se prontificarão para receber pacotes multicast. Basicamente, ele cria árvores inundando o tráfego multicast em todo o domínio e, em seguida, podando as ramificações que não há receptores presentes. O primeiro protocolo de roteamento multicast DVMRP usava PIM denso.

Fontes: Wikipedia →
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multicast
https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Group_Management_Protocol
https://es.wikipedia.org/wiki/Protocol_Independent_Multicast

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *