Como fazer o fone de ouvido voltar a funcionar

Seu fone de ouvido parou de funcionar do nada? A causa do problema pode ser o volume desajustado ou até mesmo defeito no conector. Neste post aprenda como fazer o fone de ouvido voltar a funcionar.

1. Teste outro fone de ouvido

Se você tiver outro fone de ouvido em boas condições, conecte ele no computador. Se o problema persistir, siga lendo este post.

2. Verifique as conexões

Às vezes, o problema pode estar na conexão física do fone de ouvido com o computador. Certifique-se de que o plugue está bem encaixado na entrada de fone de ouvido (P2). O conector P2 é aquele que fica localizado na lateral do notebook, no qual você conecta o seu fone. Se o computador tiver mais de uma entrada de áudio, tente conectar o fone em outra porta.

3. Defina o fone de ouvido como dispositivo padrão

O Windows pode não ter configurado automaticamente o seu fone de ouvido como dispositivo de áudio padrão. Para corrigir isso:

Clique com o botão direito no ícone de som na barra de tarefas. Selecione Configurações de som. Na seção Saída, certifique-se de que o seu fone de ouvido esteja selecionado como dispositivo de saída. Se ele não estiver, clique na seta ao lado do nome do dispositivo atual e escolha o fone de ouvido correto na lista:

    fone de ouvido não funciona

    4. Atualize o drive de áudio

    Drivers desatualizados ou corrompidos podem ser a causa do problema. Para atualizar ou reinstalar os drivers no Windows acesse o site do fabricante do seu notebook ou desktop e procure pelos drivers. A seguir veja a relação das páginas de drivers dos principais fabricantes:

      Dell: dell.com/support/home/pt-br?app=drivers

      HP: support.hp.com/br-pt/drivers/laptops

      Samsung: samsung.com/br/support/downloadcenter/

      Lenovo: pcsupport.lenovo.com/br/pt/

      Caso o seu notebook seja de outra marca, faça uma pesquisa no Google informando o modelo e a menção “drive de audio”.

      Informe o número de série de seu equipamento. Essa informação geralmente é encontrada na etiqueta colada embaixo do computador:

      numero serie
      Etiqueta onde a informação é encontrada

      Informe esse número no campo apropriado e inicie a pesquisa pelo drive de áudio:

      drive audio fone
      Página de pesquisa de drivers da Dell

      Faça o download do drive de áudio mais recente disponível. Confirme se o sistema operacional é exatamente igual ao instalado no seu notebook e a versão (32 ou 64 bits). Execute o instalador como administrador e reinicie o computador caso seja solicitado.

      Se o problema persistir, reveja o passos acima e verifique se você baixou o drive correto. Caso positivo, tente aplicar todas as atualizações do Windows disponíveis.

      Ao persistir o problema, mesmo após executadas as medidas acima, há uma forte chance do conector P2 do notebook estar com defeito. Neste caso você pode levar o equipamento para a assistência técnica ou comprar um fone de ouvido Bluetooth ou USB para não depender do conector danificado.

      O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

      Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!

      Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.

      Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

      Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

      CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

      Dúvidas ou sugestões sobre como fazer o fone de ouvido voltar a funcionar? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
      https://youtube.com/criandobits

      Tags: |

      Sobre o Autor

      Benedito Silva Júnior
      Benedito Silva Júnior

      Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

      0 Comentários

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *