A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local como, por exemplo, a rede de uma empresa que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.
Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN que, porém, não emprega restrições de acesso.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 19 de Abril de 1995, num artigo de autoria técnica de Stephen Lawton, na Digital News & Reviews.
Aplicabilidade
Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet numa empresa, para que possamos compreender melhor:
» Um departamento de tecnologia disponibiliza aos seus colaboradores um sistema de abertura de chamada técnica;
» Um departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;
» Um departamento de pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, vale transporte, etc;
» Um diretor em reunião em outro país, acedendo os dados corporativos da empresa, por meio de uma senha de acesso.
Objetivo
A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc) é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.
Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem a conteúdos que estejam na sua matriz.
Cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.
Diferenças entre termos comuns
» LAN: É uma rede local onde dois ou mais computadores se conectam ou até mesmo dividem o mesmo acesso à internet. Neste tipo de rede, os hosts se comunicam entre si e com o resto do mundo sem “nenhum” tipo de restrição;
» Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo inteiro, através do protocolo de internet facilitando o fluxo de informações espalhadas por todo o globo terrestre;
» Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessá-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc).
A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma;
» Extranet: Permite-se o acesso externo às bases corporativas, disponibilizando somente dados para fins específicos para representantes, fornecedores ou clientes de uma empresa.
Outro uso comum do termo extranet ocorre na designação da “parte privada” de um site, onde apenas os utilizadores registados (previamente autenticados com o seu login e senha) podem navegar.
Por exemplo, um cliente acedendo somente aos seus dados específicos num extrato bancário on-line.
Comparação entre as tecnologias
O quadro abaixo mostra uma comparação feita entre as tecnologias citadas e os serviços prestados.
Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:
Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários