Gateways (Ponte de ligação ou portão) são equipamentos encarregados de estabelecer a comunicação entre duas redes, utilizando protocolos específicos para a comunicação entre as duas pontas.

De uma maneira resumida, os gateways fazem o papel de ponte entre as redes, analisando e tratando as informações de acordo com as definições preestabelecidas.

Os gateways, além de organizarem o tráfego de informações entre equipamentos (computadores, smartphones, tablets etc) e a Internet, podem prover recursos de segurança, controlando o fluxo de informações que entram e sai da rede interna (LAN).

Existem diversos tipos de gateways. Os roteadores domésticos são um bom exemplo.

Outros exemplos de gateways são os firewalls, que atuam como filtros para os dados que trafegam pela rede (gateways de segurança).

Um servidor proxy também pode ser um gateway. Serve de intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores.

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: |

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *