No desenvolvimento de programas em C, controlar o fluxo de execução é fundamental para realizar tomadas de decisão e repetir ações de forma eficiente. As estruturas de decisão e iteração são elementos-chave que permitem ao programador criar lógica condicional e loops dentro do código.

Estruturas de decisão

As estruturas de decisão permitem que o programa tome caminhos diferentes com base em condições específicas. As principais estruturas de decisão em C são:

1. if-else

A estrutura if-else permite ao programa executar um bloco de código se uma condição for verdadeira, e outro bloco se a condição for falsa.

#include <stdio.h>

int main() {
    int numero = 10;

    if (numero > 0) {
        printf("O número é positivo.\n");
    } else {
        printf("O número é negativo ou zero.\n");
    }

    return 0;
}

Neste exemplo, o programa verifica se o número é maior que zero. Se for, ele imprime “O número é positivo”; caso contrário, imprime “O número é negativo ou zero”.

2. else if

A estrutura else if é usada quando há várias condições a serem verificadas sequencialmente.

#include <stdio.h>

int main() {
    int nota = 85;

    if (nota >= 90) {
        printf("A nota é A.\n");
    } else if (nota >= 80) {
        printf("A nota é B.\n");
    } else if (nota >= 70) {
        printf("A nota é C.\n");
    } else {
        printf("A nota é D ou F.\n");
    }

    return 0;
}

Aqui, o programa atribui uma letra de nota com base no valor numérico da variável nota.

3. switch

A estrutura switch é útil quando você deseja comparar uma variável com vários valores específicos.

#include <stdio.h>

int main() {
    int dia = 3;

    switch (dia) {
        case 1:
            printf("Segunda-feira\n");
            break;
        case 2:
            printf("Terça-feira\n");
            break;
        case 3:
            printf("Quarta-feira\n");
            break;
        default:
            printf("Dia inválido\n");
            break;
    }

    return 0;
}

O switch verifica o valor da variável dia e imprime o nome do dia correspondente.

Estruturas de Iteração

As estruturas de iteração, ou laços, permitem que um bloco de código seja repetido várias vezes até que uma condição seja atendida. As principais estruturas de iteração em C são:

1. for

O laço for é usado quando o número de iterações é conhecido de antemão. Ele consiste em três partes: inicialização, condição e incremento.

#include <stdio.h>

int main() {
    for (int i = 0; i < 5; i++) {
        printf("Valor de i: %d\n", i);
    }

    return 0;
}

Neste exemplo, o laço for imprime os valores de i de 0 a 4.

2. while

O laço while repete um bloco de código enquanto uma condição for verdadeira.

#include <stdio.h>

int main() {
    int contador = 0;

    while (contador < 5) {
        printf("Contador: %d\n", contador);
        contador++;
    }

    return 0;
}

Aqui, o programa continua repetindo o loop enquanto contador for menor que 5.

3. do-while

O laço do-while é semelhante ao while, mas garante que o bloco de código seja executado pelo menos uma vez, mesmo que a condição seja falsa.

#include <stdio.h>

int main() {
    int numero = 5;

    do {
        printf("Número: %d\n", numero);
        numero--;
    } while (numero > 0);

    return 0;
}

Neste exemplo, o laço do-while diminui o valor de numero até que ele seja 0.

Estruturas de controle adicionais

  • break: Usada para sair de um loop ou estrutura switch antes que a condição seja satisfeita;

  • continue: Faz com que o loop pule a iteração atual e vá para a próxima;

  • return: Finaliza a execução de uma função, opcionalmente retornando um valor.

//BREAK

 for(int i=0; i<=10; i++) {
	
   if(i == 3) { break; } //para iteração
   cout << i << endl;
 }

//CONTINUE

for(int i=0; i<=10; i++) {
	
   if(i != 3) continue;//força nova iteração
   cout << i << endl;
 }

//GOTO

 int i = 0; 
 Retorno: //rótulo
 i++; 
    
 if( i < 10) {
	
   cout << i << endl;
   //desvia para linha do rótulo "Retorno"
   goto Retorno; 
 }

As estruturas de decisão e iteração são ferramentas essenciais em C para criar lógica de controle e automação no fluxo de execução.

O uso correto dessas estruturas permite que o programa seja mais eficiente e responda a diferentes situações de maneira flexível. Teste essas estruturas em seus próprios programas para entender melhor como elas funcionam e como podem ser aplicadas em diferentes contextos!

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Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

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