No desenvolvimento de software, saber como controlar o fluxo de execução é essencial para criar programas dinâmicos e interativos. No C#, temos várias estruturas que nos permitem tomar decisões e repetir blocos de código com base em condições específicas. Vamos explorar as estruturas de decisão e iteração em C#, e entender como aplicá-las em seus projetos.
Estruturas de decisão
As estruturas de decisão permitem que seu programa escolha entre diferentes caminhos, dependendo de condições específicas. Em C#, as principais estruturas de decisão são if
, else if
, else
e switch
.
IF e ELSE
A estrutura mais básica para tomada de decisão é o if
. Ela executa um bloco de código apenas se uma condição for verdadeira.
int idade = 18;
if (idade >= 18)
{
Console.WriteLine("Você é maior de idade.");
}
Você pode adicionar um else
para lidar com o caso em que a condição é falsa:
int idade = 17;
if (idade >= 18)
{
Console.WriteLine("Você é maior de idade.");
}
else
{
Console.WriteLine("Você é menor de idade.");
}
ELSE IF
Quando há várias condições para verificar, o else if
entra em cena:
int nota = 85;
if (nota >= 90)
{
Console.WriteLine("Aprovado com A");
}
else if (nota >= 80)
{
Console.WriteLine("Aprovado com B");
}
else
{
Console.WriteLine("Aprovado com C");
}
SWITCH
A estrutura switch
permite simplificar o código quando você tem várias condições baseadas em um único valor, como em opções de menu.
char opcao = 'B';
switch (opcao)
{
case 'A':
Console.WriteLine("Você escolheu a opção A.");
break;
case 'B':
Console.WriteLine("Você escolheu a opção B.");
break;
case 'C':
Console.WriteLine("Você escolheu a opção C.");
break;
default:
Console.WriteLine("Opção inválida.");
break;
}
Estruturas de Iteração
As estruturas de iteração, ou loops, permitem que você repita um bloco de código várias vezes. Em C#, temos os loops for
, while
, do-while
, e foreach
.
FOR
for (int i = 0; i < 5; i++)
{
Console.WriteLine("Contagem: " + i);
}
WHILE
O while
é ideal quando você não sabe quantas vezes o loop será executado, mas depende de uma condição para continuar. Ele repete o bloco enquanto a condição for verdadeira.
int contador = 0;
while (contador < 5)
{
Console.WriteLine("Contagem: " + contador);
contador++;
}
DO-WHILE
A diferença do do-while
é que ele garante que o bloco de código será executado pelo menos uma vez, mesmo que a condição seja falsa na primeira verificação.
int contador = 5;
do
{
Console.WriteLine("Contagem: " + contador);
contador++;
} while (contador < 5);
Neste exemplo, mesmo que contador
já seja 5 no início, o código dentro do bloco do
é executado ao menos uma vez.
FOREACH
O loop foreach
é usado para percorrer coleções como arrays ou listas de maneira simples e segura, sem precisar se preocupar com índices.
string[] frutas = { "Maçã", "Banana", "Laranja" };
foreach (string fruta in frutas)
{
Console.WriteLine(fruta);
}
Comparando estruturas de iteração
for
: Melhor quando você sabe o número exato de iterações ou precisa manipular o índice;while
: Útil para loops onde a condição de término não depende de um número fixo de iterações;do-while
: Ideal quando você quer garantir que o bloco de código seja executado pelo menos uma vez;foreach
: Melhor escolha para percorrer coleções de forma simples e segura.
As estruturas de decisão e iterações são essenciais para criar programas dinâmicos e eficientes em C#.
O uso correto dessas ferramentas permite que seu código seja mais flexível, fácil de manter e capaz de lidar com diferentes cenários de execução. Escolha a estrutura que melhor se adapta ao seu problema e controle o fluxo de execução do seu programa com precisão.
CONHEÇA O CURSO COMPLETO DE C# COM + DE 100 AULAS PRÁTICAS. Tenha acesso vitalício e certificado de conclusão.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões sobre estruturas de decisão e iteração em C#? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários