Estruturas de decisão e iteração em C#
As estruturas de decisão e iteração são técnicas de programação que utilizam desvios de fluxos de controle de um algoritmo e executam comandos repetidas vezes. Neste post veja estruturas de decisão e iteração em C#.
As estruturas de decisão que serão tratadas aqui são IF e SWITCH, e as de iteração são FOR, WHILE, DO WHILE, FOREACH e os comandos BREAK, CONTINUE e GOTO.
Nos códigos abaixo vemos operações básicas com essas técnicas. Veja:
int i = 0;
//enquanto i for menor que 10...
while(i <= 10) {
Console.Writeln(i);
i++;//soma uma unidade à variável i
}
//DO WHILE
int i = 0;
do { //faça
Console.Writeln(i);
i++;
} while( i <= 10 ); //enquanto i <= 10
//FOREACH
int[] nprimos = new int[5] {2, 3, 5, 7, 11};
//Acessa elementos da coleção, neste caso um array, sem a necessidade de índices */
foreach(int num in nprimos ) {
Console.Writeln(num);
}
//Comandos:
//BREAK
for(int i=0; i<=10; i++) {
if(i == 3) { break; } //para iteração
Console.Writeln(i);
}
//CONTINUE
for(int i=0; i<=10; i++) {
if(i == 3) continue; //força nova iteração
Console.Writeln(i);
}
//GOTO
int i = 0;
//Retorno: //rótulo
i++;
if( i < 10) {
Console.Writeln(i);
//desvia para linha do rótulo "Retorno"
goto Retorno;
}
CONHEÇA O CURSO COMPLETO DE C# COM + DE 100 AULAS PRÁTICAS. Tenha acesso vitalício e certificado de conclusão.
Link do curso: https://go.hotmart.com/L70031146H
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits