Estabilizador de energia estraga o PC?

Se você teve um computador por volta dos anos 90 e 2000 provavelmente usou um estabilizador de energia nele. Hoje, no entanto, o equipamento caiu em desuso. A pergunta que fica é: precisamos de um estabilizador de energia no PC? Neste post descubra se um estabilizador de energia estraga o PC ou não.

Na década de 90 e 2000, o mercado brasileiro era inundado de fontes de alimentação completamente diferentes do que temos hoje. Na época, os projetos de construção das peças eram de baixa qualidade e não faziam o uso de circuitos de PFC ativo e sistema full range, por exemplo.

Atualmente encontramos muitas opções de fontes, com várias tecnologias, que atende a diversos propósitos.

Tecnologias Full Range e PFC

Fonte de alimentação full range é aquela que tem a capacidade de receber tensões de Corrente Alternada (Vac) ou Corrente Contínua (Vdc) simultaneamente. Podem receber valores de tensão em 110 Vac ou 220 Vac sem a necessidade de uma chave de seleção de entrada.

O sistema full range aceita tensões de entrada entre 90V e 240V, estabilizando para valores que os computadores podem trabalhar, evitando sobretensão e, consequentemente, queima dos equipamentos.

Atualmente todas as fontes de qualidade vendidas no mercado brasileiro, bem como as de notebooks, são do tipo full range.

fonte de alimentação com full range e pfc ativo
Fonte de alimentação full range com PFC ativo

PFC (Power Factor Correction) ou Fator de Correção de Força é uma especificação das fontes que melhoram sua eficiência e a perda de energia, o que evita o super aquecimento. Essa tecnologia é tão comum atualmente que em alguns lugares é proibida a venda de fontes de energia sem a tecnologia PFC.

Por que estabilizadores são inúteis?

As fontes atuais utilizam a tecnologia DC-DC, que permite a transformação da corrente elétrica instável (recebida da rede) em corrente elétrica contínua estável, da mesma forma que os estabilizadores fazem. O problema é que os estabilizadores levam muito mais tempo para fazer as regulagens em comparação as fontes de alimentação atuais.

estabilizador de energia
Estabilizador de energia

Os estabilizadores, quando percebem alguma alteração na rede, demoram por volta de 5 a 10 ciclos de rede (70ms – 170ms) para, em seguida, acionar os relés, que demoram mais alguns milisegundos. Todos esses processos para regular a tensão de saída demoram por volta de 100ms, enquanto que as fontes fazem todo esse trabalho em algumas centenas de microssegundos.

Essa diferença faz com que a fonte de alimentação trabalhe dobrado, reduzindo sua vida útil.

O que devo usar no lugar do estabilizador?

Os melhores estabilizadores encontrados no mercado possuem algumas funções extras como fusível e supressor de surto. Essas funcionalidades protegem contra falhas (curtos) que podem desarmar o disjuntor da sua casa e de descargas elétricas atmosféricas (raios).

Estabilizadores com a função “atraso de ligamento”, como os da APC e TSHARA, monitoram a tensão de rede por alguns ciclos para verificar se está dentro de níveis normais. Dessa forma, o estabilizador só energiza os equipamento ligados nele quando os níveis estiverem dentro da normalidade.

No entanto, a maioria dessas funcionalidades também podem ser encontradas em bons filtros de linha, que custam mais baratos.

Se o seu computador tiver uma fonte de alimentação full range com PFC ativo, prefira usar um no-break para garantir a autonomia de suprimento de energia quando a rede elétrica falhar.

no-break sms
No-Break

Se preferir, use um filtro de linha com fusível antes do no-break para protegê-lo contra surtos e descargas elétricas atmoféricas, isso se o equipamento não conter essas funcionalidades.

E aí, você já sabia que o estabilizador de energia estraga o PC?

Para proteger seus equipamentos e manter o suprimento de energia até você consiga salvar seus arquivos e desligar o seu computador com segurança, compre um no-break! Clique no botão abaixo para conhecer o modelo que estou usando que é excelente, com um custo-benefício muito bom:

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!

Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.

Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *