Dispositivos de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento são componentes que guardam informações digitais na forma de código binário interpretáveis pelos computadores.
Permitem o armazenamento permanente de grandes quantidades de informações que não cabem na memória RAM ou que não serão necessários na atual etapa de processamento.
Tipos de dispositivos de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento incluem os discos magnéticos (discos rígidos, disquetes, dispositivos de salvaguarda de dados, etc) e os discos ópticos (CD-ROM, DVD, BLU-RAY, etc).
CD:

A tecnologia de CD (Compact Disc) foi desenvolvida originalmente com o propósito de armazenar e tocar apenas músicas, mas posteriormente foi adaptado para o armazenamento de dados, o CD-ROM.
O diâmetro de um CD tradicional é de 120 milímetros (4,7 polegadas) e possui a capacidade de armazenar até 80 minutos de áudio não-comprimido, ou 700MB de dados.
O CD-ROM possui taxa de transferência de dados de até 150KB/s.
DVD:

A tecnologia de DVD (Digital Versatile Disc) permite capacidades de armazenamento da ordem de 4,7 Gigabytes de dados. Os DVDs dual-layer (de dupla camada) podem armazenar até 8,5 GB.
O DVD possui as mesmas dimensões do DVD. Possui taxa de transferência padrão de 1.350 KB/s.
SD Card:

A tecnologia SD Card (Secure Digital Card) é um formato de cartão de memória não volátil, proprietário e desenvolvido pela SD Association (SDA) para uso em dispositivos portáteis.
Existem os formatos SD, SD HC, SD XC e SD UC com as capacidades de até 2GB, 32GB, 2TB e 128TB, respectivamente.
Possui taxa de transferência de até 80Mb/s.
Pendrive:

A tecnologia de memória USB Flash Drive, ou pendrive, é composta por memória flash EEPROM que possuem interface USB. As capacidades podem variar em até 1TB.
Possui a velocidade de leitura e gravação de 30 MB/s, podendo variar de acordo com a marca e modelo.
HDD:

A tecnologia HDD (Hard Disc Drive) consiste no armazenamento de dados de forma eletromecânica, usando armazenamento magnético e um ou mais pratos rígidos de rotação rápida revestidos com material magnético.
Atualmente, a capacidade de armazenamento de um HDD pode variar de 500GB até 4TB.
A velocidade de rotação dos discos podem atingir de 15.000 RPM (comuns) até 15.000 RPM. A taxa de transferência em torno de 150MB/s a 200MB/s (interface SATA).
SSD:

Tecnologia conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive), não possui partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.
Os SSDs são dispositivos de armazenamento mais recentes e que oferecem perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informações.
A taxa de transferência é de até 6Gb/s (SATA3).
Outro tipo de memória interna são os chips de silício nos quais já estão instalados em todos os comutadores. As configurações neste tipo de chips de ROM (memória somente leitura) formam os comandos, os dados ou os programas de que o computador necessita para funcionar corretamente.
Os chips de RAM são como pedaços de papel nos quais se pode escrever, apagar e voltar a utilizar; os chips de ROM são como um livro, com as palavras já impressas em cada página.
Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!
Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.
Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários