O pfSense, uma das soluções de firewall e roteamento mais populares e flexíveis no mercado, oferece diversos recursos avançados para gerenciamento de redes. Um desses recursos é o DHCP Relay, que facilita a atribuição de endereços IP em redes complexas, onde múltiplos segmentos precisam de uma fonte centralizada para a concessão de IPs.

O que é o DHCP Relay?

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é o protocolo responsável por atribuir automaticamente endereços IP e outras configurações de rede para dispositivos conectados. Normalmente, o servidor DHCP e os clientes (dispositivos) estão na mesma sub-rede. Mas, em redes maiores, com múltiplas sub-redes, nem sempre é possível ter um servidor DHCP em cada uma delas.

É aqui que entra o DHCP Relay. O DHCP Relay permite que dispositivos em diferentes sub-redes obtenham endereços IP de um único servidor DHCP localizado em uma outra sub-rede. Em outras palavras, o DHCP Relay atua como um intermediário, repassando as solicitações de DHCP de uma sub-rede para outra.

Quando utilizar o DHCP Relay?

Em ambientes onde há múltiplas sub-redes, é comum encontrar essa necessidade. Exemplos práticos incluem:

  • Redes empresariais com vários departamentos, cada um em sua própria sub-rede, mas usando um servidor DHCP centralizado;

  • Redes em que é inviável ter um servidor DHCP em cada sub-rede, seja por questões de custo, gerenciamento ou desempenho.

Configurando o DHCP Relay no pfSense

O DHCP Relay no pfSense permite ao roteador/firewall encaminhar as mensagens DHCP em broadcast para determinado servidor além do domínio de broadcast do host, possibilitando a utilização de um único servidor DHCP para toda a LAN.

É especialmente útil quando já temos um servidor DHCP em nossa rede e queremos apenas reaproveitar o servidor em outros domínios.

Para habilitar é preciso desabilitar o servidor DHCP no pfSense e habilitar o DHCP Relay.

Services → DHCP Server:

DHCP server pfsense

Services → DHCP Relay:

DHCP server pfsense

Dicas importantes:

  • Certifique-se de que o firewall esteja configurado corretamente: O pfSense precisa estar devidamente configurado para permitir o tráfego DHCP entre sub-redes. Garanta que as regras de firewall não bloqueiem o tráfego UDP nas portas 67 e 68, que são usadas pelo DHCP;

  • Evite conflitos de IP: Se você estiver utilizando múltiplos servidores DHCP, certifique-se de que cada um tenha um escopo único de endereços IP para evitar conflitos;

  • Monitore o ambiente: Após configurar o DHCP Relay, utilize as ferramentas de monitoramento do pfSense para garantir que os clientes estão recebendo corretamente as configurações IP.

O DHCP Relay no pfSense é uma funcionalidade essencial para redes grandes e complexas, onde é necessário distribuir endereços IP a partir de um servidor centralizado. Com uma configuração simples e eficaz, é possível manter uma infraestrutura de rede escalável e bem organizada.

Se você está buscando simplificar a gestão de endereços IP em sua rede, especialmente em ambientes com múltiplas sub-redes, o DHCP Relay no pfSense é a solução ideal.

DESEJA SE APROFUNDAR NO FIREWALL PFSENSE E SE TORNAR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO?

Aprenda a fazer configurações avançadas e dominar esta ferramenta incrível juntamente com o Windows Server. Tenha acesso a vídeos, apostilas e certificado de conclusão.

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags:

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *