Os SSDs (Solid State Drives) revolucionaram o armazenamento de dados em computadores pessoais e profissionais. Eles oferecem velocidades de leitura e gravação significativamente mais rápidas em comparação com os tradicionais HDDs (Hard Disk Drives), além de serem mais duráveis e confiáveis. No entanto, com tantas opções no mercado, pode ser difícil definir qual SSD é o mais adequado para suas necessidades. Neste post, saiba os principais cuidados antes de comprar um SSD.
Capacidade de armazenamento do SSD
A primeira consideração ao escolher um SSD é a capacidade de armazenamento. Nele você armazenará o sistema operacional e todos os seus programas e jogos.
Se o seu sistema operacional for o Windows 10 ou 11, pelo menos 60GB serão necessários. Para os programas e jogos vai depender da quantidade e tamanho de cada um. Recomendo um SSD de, pelo menos, 500GB.
Interface e formato do SSD
Existem diversas interfaces e formatos de SSDs. As mais comuns são a SATA e PCIe (NVMe). A interface SATA é a mais utilizada, oferecendo boas velocidades para a maioria dos usuários. Já a interface PCIe (NVMe) oferece velocidades muito mais rápidas, mas exige suporte da placa-mãe. Além disso, considere o formato físico do SSD (2.5″ e M.2) para garantir compatibilidade com seu sistema.
Se a sua placa-mãe tiver suporte para SSD PCIe (NVMe), essa será a melhor opção. Para descobrir se é compatível, faça uma inspeção visual ou consulte o manual. O formato SSD PCIe (NVMe) sempre será do tipo M.2, conforme a imagem abaixo:
Verifique também a geração da interface PCIe da sua placa-mãe. A geração 3 pode alcançar velocidades de até 16GB/s, enquanto que a geração 4 pode alcançar 32GB/s. Portanto, compre um SSD PCIe NVMe de acordo com a geração compatível com a sua placa-mãe para obter o melhor desempenho.
Fique atento ao formato M.2. Existem SSD M.2 com interface SATA. Para entender melhor essas diferenças, veja o nosso post sobre como funciona a tecnologia SSD M.2:
Veja as diferenças físicas entre os formatos M.2 PCIe NVMe e SATA:
Um SSD SATA M.2 pode ser usado em slots M.2 PCIe NVMe. O contrário, não:
Se a sua placa-mãe for antiga e não tiver o slot M.2, compre um SSD SATA de 2.5″, que poderá ser conectado no mesmo slot do HD:
Velocidade de leitura e gravação
A velocidade de leitura e gravação de um SSD afeta diretamente o desempenho do sistema. Para uso geral, velocidades de leitura de 500MB/s a 1000MB/s já são satisfatórias. Para aplicações de alto desempenho, procure SSDs com velocidades de leitura e gravação superiores a 1000MB/s. Existem modelos de SSD PCIe NVMe mais novos que podem atingir até 5000MB/s.
Ao comprar um SSD PCIe NVMe M.2, opte por, pelo menos, velocidades de leitura e gravação de 3500 MB/s e 2100MB/s, respectivamente.
Se for comprar um SSD SATA, você ficará limitado a velocidades de leitura de até 500MB/s e de gravação entre 300 e 600MB/s. Já os melhores HDDs SATA III de alta velocidade podem atingir taxas de transferência sustentadas de até 150 a 200 MB/s em leitura sequencial. Essa grande diferença é devido à tecnologia de memória flash NAND dos SSDs, que é muito mais rápida que os discos magnéticos.
Durabilidade e confiabilidade
Os SSDs têm uma vida útil limitada, medida em terabytes gravados (TBW). Verifique a classificação TBW do SSD para garantir que seja adequado para o seu uso. Por exemplo, se o SSD tiver a classificação 150 TBW, significa que poderá transferir até 150TB de dados antes que comece a apresentar problemas.
Todo SSD possui um mapeador que identifica as células de memória que contém as informações. Dessa forma, a controladora alterna a gravação de informações entre as células para evitar que uma mesma célula seja usada repetidas vezes, aumentando a vída útil dela. Esse mapeamento é feito na memória cache.
Em SSDs de melhor qualidade, esse processo é realizado em memórias do tipo DRAM que são muito mais rápidas do que as memórias NAND Flash que os SSDs utilizam para armazenar as informações. Em SSDs baratos, a própria memória NAND Flash é usada pra fazer o mapeamento, diminuindo muito o desempenho. Portanto, antes de comprar um SSD, verifique se o tipo de memória cache é DRAM.
Além disso, leve em consideração a garantia oferecida pelo fabricante e as tecnologias de proteção de dados, como ECC (Error Correction Code) e TRIM, que ajudam a garantir a integridade dos dados armazenados.
Marca e reputação
Escolha uma marca conhecida e comprovadamente de qualidade. Marcas bem conhecidas geralmente oferecem melhor suporte ao cliente, melhor garantia e produtos de qualidade superior. Faça uma pesquisa sobre as marcas disponíveis e leia as avaliações de clientes para ter uma ideia da qualidade e confiabilidade de seus produtos.
Recomendo as marcas Kingston, Western Digital, Seagate, Patriot, Sandisk, Samsung e Crucial. Tome cuidado com as falsificações!
Sugestões de compra
SSD Kingston SNVS 500GB padrão NV1 formato M.2 2280 NVMe ultra rápido – Leitura/Gravação: 2100/1700 MB/seg:
Samsung (MZ-V8V1T0B/AM) 980 SSD 1TB – M.2 NVMe Interface Unidade de Estado Sólido Interno com Tecnologia V-NAND:
SSD Samsung 970 EVO Plus 2TB – M.2 NVMe- com Tecnologia V-NAND (MZ-V7S2T0B/AM):
SSD SATA Kingston de 500GB
SSD SATA 1TB Sandisk
Ao seguir este guia, você poderá tomar a melhor decisão e encontrar o SSD perfeito para as suas necessidades. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários abaixo. Boa compra!
Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!
Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.
Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!
Dúvidas ou sugestões sobre cuidados antes de comprar um SSD? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários