Os SSDs (Solid State Drives) revolucionaram o armazenamento de dados em computadores pessoais e profissionais. Eles oferecem velocidades de leitura e gravação significativamente mais rápidas em comparação com os tradicionais HDDs (Hard Disk Drives), além de serem mais duráveis e confiáveis. No entanto, com tantas opções no mercado, pode ser difícil definir qual SSD é o mais adequado para suas necessidades. Neste post, saiba os principais cuidados antes de comprar um SSD.

Capacidade de armazenamento do SSD

A primeira consideração ao escolher um SSD é a capacidade de armazenamento. Nele você armazenará o sistema operacional e todos os seus programas e jogos.

Se o seu sistema operacional for o Windows 10 ou 11, pelo menos 60GB serão necessários. Para os programas e jogos vai depender da quantidade e tamanho de cada um. Recomendo um SSD de, pelo menos, 500GB.

Interface e formato do SSD

Existem diversas interfaces e formatos de SSDs. As mais comuns são a SATA e PCIe (NVMe). A interface SATA é a mais utilizada, oferecendo boas velocidades para a maioria dos usuários. Já a interface PCIe (NVMe) oferece velocidades muito mais rápidas, mas exige suporte da placa-mãe. Além disso, considere o formato físico do SSD (2.5″ e M.2) para garantir compatibilidade com seu sistema.

Se a sua placa-mãe tiver suporte para SSD PCIe (NVMe), essa será a melhor opção. Para descobrir se é compatível, faça uma inspeção visual ou consulte o manual. O formato SSD PCIe (NVMe) sempre será do tipo M.2, conforme a imagem abaixo:

placa-mãe compativel ssd nvme m2
Placa-mãe com suporte a SSD PCIe NVMe formato M.2

Verifique também a geração da interface PCIe da sua placa-mãe. A geração 3 pode alcançar velocidades de até 16GB/s, enquanto que a geração 4 pode alcançar 32GB/s. Portanto, compre um SSD PCIe NVMe de acordo com a geração compatível com a sua placa-mãe para obter o melhor desempenho.

Fique atento ao formato M.2. Existem SSD M.2 com interface SATA. Para entender melhor essas diferenças, veja o nosso post sobre como funciona a tecnologia SSD M.2:

placa-mãe slot m2 sata
Placa-mãe com suporte a SSD SATA formato M.2

Veja as diferenças físicas entre os formatos M.2 PCIe NVMe e SATA:

diferenças ssd sata nvme m2

Um SSD SATA M.2 pode ser usado em slots M.2 PCIe NVMe. O contrário, não:

sata nvme compatibilidade de conexoes

Se a sua placa-mãe for antiga e não tiver o slot M.2, compre um SSD SATA de 2.5″, que poderá ser conectado no mesmo slot do HD:

ssd sata 2,5 polegadas
SSD SATA de 2,5 polegadas

Velocidade de leitura e gravação

A velocidade de leitura e gravação de um SSD afeta diretamente o desempenho do sistema. Para uso geral, velocidades de leitura de 500MB/s a 1000MB/s já são satisfatórias. Para aplicações de alto desempenho, procure SSDs com velocidades de leitura e gravação superiores a 1000MB/s. Existem modelos de SSD PCIe NVMe mais novos que podem atingir até 5000MB/s.

Ao comprar um SSD PCIe NVMe M.2, opte por, pelo menos, velocidades de leitura e gravação de 3500 MB/s e 2100MB/s, respectivamente.

Se for comprar um SSD SATA, você ficará limitado a velocidades de leitura de até 500MB/s e de gravação entre 300 e 600MB/s. Já os melhores HDDs SATA III de alta velocidade podem atingir taxas de transferência sustentadas de até 150 a 200 MB/s em leitura sequencial. Essa grande diferença é devido à tecnologia de memória flash NAND dos SSDs, que é muito mais rápida que os discos magnéticos.

Durabilidade e confiabilidade

Os SSDs têm uma vida útil limitada, medida em terabytes gravados (TBW). Verifique a classificação TBW do SSD para garantir que seja adequado para o seu uso. Por exemplo, se o SSD tiver a classificação 150 TBW, significa que poderá transferir até 150TB de dados antes que comece a apresentar problemas.

Todo SSD possui um mapeador que identifica as células de memória que contém as informações. Dessa forma, a controladora alterna a gravação de informações entre as células para evitar que uma mesma célula seja usada repetidas vezes, aumentando a vída útil dela. Esse mapeamento é feito na memória cache.

Em SSDs de melhor qualidade, esse processo é realizado em memórias do tipo DRAM que são muito mais rápidas do que as memórias NAND Flash que os SSDs utilizam para armazenar as informações. Em SSDs baratos, a própria memória NAND Flash é usada pra fazer o mapeamento, diminuindo muito o desempenho. Portanto, antes de comprar um SSD, verifique se o tipo de memória cache é DRAM.

Além disso, leve em consideração a garantia oferecida pelo fabricante e as tecnologias de proteção de dados, como ECC (Error Correction Code) e TRIM, que ajudam a garantir a integridade dos dados armazenados.

Marca e reputação

Escolha uma marca conhecida e comprovadamente de qualidade. Marcas bem conhecidas geralmente oferecem melhor suporte ao cliente, melhor garantia e produtos de qualidade superior. Faça uma pesquisa sobre as marcas disponíveis e leia as avaliações de clientes para ter uma ideia da qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Recomendo as marcas Kingston, Western Digital, Seagate, Patriot, Sandisk, Samsung e Crucial. Tome cuidado com as falsificações!

Sugestões de compra

SSD Kingston SNVS 500GB padrão NV1 formato M.2 2280 NVMe ultra rápido – Leitura/Gravação: 2100/1700 MB/seg:

ssd m.2 500GB kingston barato
SSD NVMe 500GB

Samsung (MZ-V8V1T0B/AM) 980 SSD 1TB – M.2 NVMe Interface Unidade de Estado Sólido Interno com Tecnologia V-NAND:

ssd m.2 nvme samsung barato
SSD NVMe 1TB

SSD Samsung 970 EVO Plus 2TB – M.2 NVMe- com Tecnologia V-NAND (MZ-V7S2T0B/AM):

ssd m.2 nvme samsung barato
SSD NVMe 2TB

SSD SATA Kingston de 500GB

SSD sata 1tb kingston

SSD SATA 1TB Sandisk

ssd sata 1tb sandisk

Ao seguir este guia, você poderá tomar a melhor decisão e encontrar o SSD perfeito para as suas necessidades. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários abaixo. Boa compra!

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!

Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.

Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões sobre cuidados antes de comprar um SSD? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits

Tags:

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *