Criar uma votação por e-mail no Outlook é uma maneira eficiente de coletar opiniões e decisões de forma rápida. Essa funcionalidade é especialmente útil para equipes que precisam de feedback em projetos ou para agendar reuniões. Neste post aprenda como criar votação através de e-mails no Outlook.

Mãos na massa!

Se você deseja fazer uma pesquisa ou promover alguma votação, não é necessário recorrer a programas ou sites. Com o Outlook você é capaz de criar votação através de e-mails.

O Outlook 2013 oferece a possibilidade de se criar votações ou pesquisas através de e-mails. No entanto esse recurso só vale para aqueles que possuem uma conta de e-mail vinculado ao Outlook.

Para utilizar esse recurso do Outlook, siga os seguintes passos:

1. Crie um novo e-mail;

2. Selecione na aba “OPÇÕES”, clique em “Usar Botões de Votação” e selecione “Personalizar…”;

usar botões de votação

3. Na janela “Propriedades”, em “Configurações”, selecione o nível de prioridade e confidencialidade;

4. Em “Opções de votação e controle” escolha as possíveis respostas da votação e solicite as confirmações de recebimento e leitura, se for pertinente;

usar botões

5. Em “Opções de entrega” marque a caixa “Enviar respostas para” e informe o e-mail (ou os e-mails) que receberão os votos dos contatos.

Após as configurações acima, feche a janela.

Você voltará para a janela anterior de criação de e-mail. Em cima do campo de endereço de e-mail do remetente surgirá a descrição “Você adicionou botões de votação a esta mensagem”. Isso é um bom sinal e significa que as configurações foram feitas com êxito. Agora basta preencher normalmente o formulário de e-mail com as devidas informações referentes a votação.

Os contatos que receberem o e-mail com a votação, visualizarão o aviso abaixo:

mensagem avisando para votar

Para votar basta clicar no aviso e escolher a opção de voto.

Depois que os seus contatos responderem a votação, o e-mail informado no campo “Enviar respostas para” receberá os votos.

Dicas finais

  • Lembre-se de instruir os destinatários: É útil incluir no corpo do e-mail uma breve explicação sobre como os destinatários podem votar;

  • Resultados visíveis: Todos os votos são automaticamente registrados, facilitando o acompanhamento das respostas;

  • Prazo para votação: Considere estabelecer um prazo para que os destinatários enviem suas respostas, ajudando a garantir um feedback mais rápido.

O vídeo abaixo mostra, com detalhes, como criar votação através de e-mails:

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Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

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