Eliminar riscos em TI talvez seja uma das tarefas mais complexas em uma empresa. Acidentes e desastres podem acontecer a qualquer momento e estar preparados para essas eventualidades (ter um plano de contingenciamento em ti) é crucial para evitar perdas que podem inviabilizar o negócio.
Imagine um incêndio na sala onde ficam os servidores ou uma descarga elétrica que danifique todos os dispositivos conectados a rede? Problemas desse tipo pode acarretar a paralisação das atividades e até mesmo inviabilizar o negócio.
A importância da área de TI para as empresas é inquestionável, onde a informação não é mais a base para o negócio mas o próprio negócio.
A adoção de medidas preventivas (contingenciamento em ti), aliadas com planos de contingência, é uma forma de amenizar, ou até mesmo eliminar, os impactos negativos em TI.
Conhecer os ricos e saber gerenciá-los é uma das obrigações do gestor do negócio. A pró-atividade é assencial!
Menosprezar os riscos é preparar a empresa para o seu fim.
Contingenciamento de Servidores e Hardwares
Em um ambiente de redes de computadores, os pontos de falhas precisam ser mensurados e considerados. Esses pontos podem ser no cabeamento dos servidores, sistemas de backups, equipamentos etc.
Falhas podem ser previstas, outras não. As falhas podem ser oriundas de erros de projeto, desgaste de hardware, erro humano etc. Há duas variáveis que pode causar a paralização temporária ou permanente de uma rede: indisponibilidade e instabilidade.
A indisponibilidade corresponde ao período de inatividade ou “downtime” da rede. Quando isso ocorrer, é imprescindível que no projeto haja a replicação automática do ambiente de produção para o ambiente de contingência, de modo que o tempo de indisponibilidade seja o menor possível.
A instabilidade ocorre quando os parâmetros normais de qualidade não são atingidos. Nesse contexto ações de correções baseadas nas métricas de qualidade precisam ser acionadas imediatamente.
Redundância
Redundância é a garantia de funcionamento de sistemas ou redes que não podem parar. São suportes que agem em paradas não planejadas e garantem a continuidade das atividades.
Essas paradas não planejadas podem ser provocadas por defeitos em hardware (defeito físico), em softwares (defeito lógico) e por falha humana.
As falhas físicas (hardware) são corrigidos através da redundância de servidores, fontes de alimentação, de placas de redes e HDs montados em RAID, por exemplo.
As falhas lógicas (software) são corrigidos através da redundância de sistemas operacionais e outros.
As falhas humanas são corrigidas através de treinamentos e orientações, como a ITIL, por exemplo.
Equipamentos que possuem tolerância a falhas de hardware são fundamentais para que os problemas físicos sejam minimizados.
O fornecimento de energia elétrica estável e a adoção de geradores são recursos de apoio importantes para reduzir as falhas de hardware.
As rotinas de backups são essenciais para a recuperação de falhas lógicas. No entanto, é necessário manter validações frequentes desses backups através de processos de restauração (restore).
Para se precaver de falhas mais graves (desastres) é importante utilizar a contingência externa, que garante a replicação de dados em ambientes externos.
Na maioria dos casos, os investimentos são altos, porém necessários para evitar prejuízos maiores com a marca, clientes e credibilidade no mercado.
Planos de Contingenciamento em TI
Os planos de contingência são divididos em três pontos importantes: Plano de Administração de Crise, Plano de Continuidade Operacional e Plano de Recuperação de Desastres.
Plano de Administração de Crise
Define o passo a passo do funcionamento das equipes envolvidas com o acionamento da contingência antes, durante e depois da ocorrência do incidente. Também são definidos os procedimentos a serem executados pela equipe e a comunicação à imprensa, caso seja o caso.
Plano de Continuidade Operacional
Define os procedimentos para contigenciamento dos ativos, de forma a reduzir o tempo de indisponibilidade. Também visa orientar as ações diante das indisponibilidades do momento.
Plano de Recuperação de Desastres
Define um plano de recuperação e restauração das funcionalidades dos ativos afetados, de forma a restabelecer o ambiente e as condições gerais de operação. Descreve as medidas a serem tomadas, como a ativação de processos manuais, para assegurar a continuidade dos processos de negócio.
O contingenciamento em TI é uma prática fundamental para qualquer empresa séria que deseja se manter viva e competitiva no mercado.
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