As Políticas de Grupo (GPO) são uma das principais ferramentas para administrar e padronizar configurações em um ambiente de rede Windows. Com elas, os administradores podem definir e aplicar políticas de segurança, configurações de sistema e restrições de software para computadores e usuários, garantindo controle e conformidade em um ambiente corporativo. Neste post aprenda como configurar Políticas de Grupo (GPO).

O que são Políticas de Grupo (GPO)?

As Políticas de Grupo (Group Policy Object – GPO) são conjuntos de regras e configurações que podem ser aplicadas a objetos dentro de um Active Directory. Essas políticas permitem aos administradores definir o comportamento de computadores e usuários na rede, como:

  • Restringir o acesso a determinadas funcionalidades do sistema operacional;

  • Padronizar configurações de rede, firewall e segurança;

  • Aplicar regras de bloqueio de dispositivos USB, impressoras, software, etc;

  • Implementar scripts de logon e logoff.

Por que usar GPOs?

As Políticas de Grupo são essenciais em qualquer infraestrutura de rede, pois:

  • Automatizam o gerenciamento: Configurações padronizadas são aplicadas automaticamente aos usuários e computadores conforme eles se conectam à rede;

  • Segurança: Facilitam a implementação de políticas de segurança, como exigência de senhas fortes ou restrições de software;

  • Economia de tempo: Em vez de configurar manualmente cada estação de trabalho, você define as políticas centralmente, e elas são aplicadas automaticamente a todos os computadores ou usuários em uma OU.

Passo a passo como configurar Políticas de Grupo (GPO)

1. Certifique-se se você possui uma unidade organizacional criada e que, dentro da mesma, contenha usuários;

2. Abra o “Gerenciador do Servidor”. Clique em “Ferramentas” e selecione “Gerenciamento de Política de Grupo”;

3. Na janela aberta (Gerenciamento de Política de Grupo), no lado esquerdo, expanda a floresta e, depois, o domínio;

4. Selecione “Objetos de Política de Grupo” e clique em “Novo”. Dê um nome sugestivo ao GPO:

floresta windows server

5. Após a criação do objeto, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione “Editar”;

6. Dentro do editor da Diretiva de Grupo, na esquerda, selecione o escopo (Configurações do Computador ou Configurações do Usuário):

»Configurações do Computador: Aplica-se em computadores específicos.
»Configurações do Usuário: Aplica-se em usuários específicos.
»Políticas: Diretivas mais relacionadas com segurança em modo de operação das máquinas;
»Preferências: Diretivas relacionadas ao ambiente do sistema operacional, como papel de parede, atalhos, página inicial dos navegadores de Internet etc.

7. Selecione o escopo desejado (neste caso será aplicado a uma Unidade Organizacional, portanto a opção será “Configurações do Usuário » Modelos Administrativos”);

8. Também neste caso a Diretiva de Grupo irá impedir que o usuário acesse o Painel de Controle do sistema. Portanto, dentro da pasta “Modelos Administrativos”, expanda “Painel de Controle” e, a direita, selecione “Proibir acesso ao Painel de Controle e às configurações do PC”:

painel de controle windows server

9. Para configurar, dê um duplo clique sobre a opção acima e, na janela aberta, deixe marcado a opção “Habilitado”. Após isso, clique no botão “Aplicar” e em “OK”:

proibir acesso ao painel de controle

10. Para aplicar a GPO criada, selecione a Unidade Organizacional, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione “Vincular com GPO Existente…”. Selecione o GPO criado:

objetos de políticas de grupo

11. Para ativar no servidor a GPO criada, abra o prompt de comando e digite:

gpupdate /force

Para verificar o sucesso das configurações acima, entre no domínio com um usuário pertencente a Unidade Organizacional para a qual foi aplicada a diretiva.

O uso de Políticas de Grupo (GPO) no Windows Server permite centralizar e automatizar o gerenciamento de configurações e segurança na rede. A aplicação correta de GPOs pode garantir que todos os usuários e computadores sigam as políticas estabelecidas pela organização, melhorando a eficiência e a segurança da infraestrutura de TI.

QUER SE APROFUNDAR EM WINDOWS SERVER E SE TORNAR UM PROFISSIONAL RESPEITADO?

Aprenda do básico ao profissional como configurar um laboratório de estudos com o Windows Server 2022 + Azure (Az-104 + questões 458 PT-BR ) + Azure (Az-900 – 295 questões) + pfSense + Zabbix + Hyper-V Server + Active Directory + Sevidor Web + CentOs e muito mais!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA MAIS DETALHES:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões sobre como configurar Políticas de Grupo (GPO)? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits

Tags:

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *