Tutoriais sobre Informática e Tecnologias

Hardware

Como funciona a tecnologia SSD M.2?

Apesar da evolução dos HDDs como mídia de armazenamento, os SSDs são, de longe, a forma mais rápida de se armazenar e ler dados. Embora sejam mais caros por GB de armazenamento em comparação aos discos rígidos, o fator custo-benefício é inquestionável. Neste post veja como funciona a tecnologia SSD M.2.

A evolução da tecnologia SSD

Para lhe situar, é válido destacar que o SSD atual herdou uma característica antiga dos velhos e cansados HDDs: a interface de comunicação SATA. Interface é, basicamente, um protocolo ou uma “língua” que os dispositivos de armazenamento falam para se comunicar com os demais componentes de um computador.

Os SSDs SATA foram criados para substituir os HDDs e isso exigiu que a indústria aproveitasse a velha e boa interface SATA3. Para tornar essa tarefa de substituição ainda mais tranquila, o formato de 2,5 polegadas foi mantido para que se encaixasse perfeitamente no espaço dos velhos discos rígidos. Que ótima sacada, não?!

SSD SATA
SSD SATA

Também foi desenvolvido a interface mSATA para servir como cache para o HDD principal ou até mesmo para substituí-lo. Sua grande vantagem é a possibilidade de comportar SSDs de dimensões menores que se encaixam diretamente na placa-mãe. Oferece as mesmas taxas de transferências do SATA3, chegando a 600MB/s.

ssd msata
SSD mSATA

M.2: a evolução natural da tecnologia SSD

Os primeiros SSDs lançados no mercado possuíam apenas as interface SATA3 e mSATA, que ofereciam taxas de transferência de até 600 MB/s.

Para tirar o máximo proveito dos SSDs foi desenvolvida a interface NVMe (Non-Volatile Memory Express) que utiliza soquetes PCIe de alta velocidade para as transferências.

O PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) possui várias versões (1.0 até o 6.0) e oferece taxas de transferências que variam de 250MB/s a 8GB/s por lane ou via de transmissão. Para você ter uma ideia, a versão 6.0 oferece 8GB/s por lane ou incríveis 256GB/s bidirecionais em slots x16.

comparacao sata pcie
Comparativo entre SATA e PCIe

Os SSDs M.2 são baseados em chips de memória NAND Flash, compactos e conectados no barramento PCI Express. Utiliza a interface de comunicação NVMe, que é entre 3 a 10 vezes mais rápida do que o SSD SATA. Essas características os tornam a melhor opção quando o assunto é taxa de transferência e economia de espaço.

nvme ssd m.2 sn350
SSD M.2 NVMe

Existem também SSDs M.2 SATA, que operam com as mesmas limitações do SSD SATA tradicional. A única vantagem é que ocupam menos espaço e podem ser conectados diretamente na placa-mãe, economizando um conector SATA. A interface com base em SATA não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.2 NVMe.

ssd m.2 sata
SSD M.2 SATA

Onde comprar os melhores SSDs M.2 NVMe?

O seu computador está precisando de um upgrade de unidade de armazenamento? Confira os SSDs M.2 NVMe com o melhor custo-benefício do mercado! Veja as ofertas selecionadas a seguir e sinta o poder dessas maravilhas tecnológicas:

SSD Kingston SNVS 500GB padrão NV1 formato M.2 2280 NVMe ultra rápido – Leitura/Gravação: 2100/1700 MB/seg:

ssd m.2 500GB kingston barato
SSD NVMe 500GB

Samsung (MZ-V8V1T0B/AM) 980 SSD 1TB – M.2 NVMe Interface Unidade de Estado Sólido Interno com Tecnologia V-NAND:

ssd m.2 nvme samsung barato
SSD NVMe 1TB

SSD Samsung 970 EVO Plus 2TB – M.2 NVMe- com Tecnologia V-NAND (MZ-V7S2T0B/AM):

ssd m.2 nvme samsung barato
SSD NVMe 2TB

Entendeu como funciona a tecnologia SSD M.2?

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!

Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.

Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

Link do curso: https://go.hotmart.com/G83475173L


Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *