A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para quem deseja jogar ou editar vídeos no computador. A peça é responsável pela qualidade das imagens e dos gráficos que são gerados pelo computador. Neste post veja como escolher placas de vídeo para jogos e edição de vídeo e imagens.
Atualmente a NVIDIA, a AMD e a Intel são as principais fabricantes de chips gráficos (GPU) para placas de vídeo. Fornecem os processadores gráficos para outras empresas desenvolverem as placas de vídeo. Asus, Gigabyte, MSI e EVGA são exemplos de empresas que comprar esses chips para criar seus produtos.
Como funciona uma GPU?
Graphics Processing Unit (GPU), ou Unidade de Processamento Gráfico, são chips responsáveis pelo processamento das imagens 2D e 3D que visualizamos no monitor do computador. Realizam operações como cálculos geométricos, mapeamento de texturas, entre outros.
A GPU desenha uma série de coordenadas, chamadas de vértices, utilizando a junção desses pontos para formar os polígonos de uma cena. Nesse processo também são aplicadas as texturas, iluminação e vários outros recursos nessas cenas.
Depois de calcular as cenas no espaço virtual, a GPU realiza a rasterização, que converte imagens vetoriais em pixels. Assim, essas informações são enviadas para o monitor, onde a imagem é exibida. Esse processo se repete várias vezes por segundo.
Vale ressaltar que existem dois tipos de GPU, que são as onboard e as offboards. As onboards, ou embarcadas, são embutidas dentro da CPU. Compartilham os mesmos recursos, aproveitando a memória RAM do sistema para armazenar as informações em uso no momento.
Já as GPUs offboards são aquelas instaladas em um PCB próprio, caracterizando uma placa de vídeo dedicada. Essas placas possuem sistemas de alimentação, conectores e memória RAM próprias ou VRAM.
Como escolher placa de vídeo para jogos?
Para escolher corretamente uma placa de vídeo é importante definir quais tipos de jogos e em qual qualidade gráfica você pretende jogar. Também é importante saber a resolução e frequência máxima do seu monitor.
Se você tiver um monitor com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), evite comprar placa de vídeo com resolução 4K, pois não será possível perceber a qualidade que a resolução 4K entrega. Prefira placas que alcancem até a resolução máxima do seu monitor. Se quiser uma placa que entregue 4K, faça o upgrade do seu monitor.
Outro ponto importante para analisar é a frequência do seu monitor. Essa característica define a quantidade de frames que são exibidas na tela a cada segundo. Se a sua intenção é jogar a 60 fps, seu monitor de 60Hz é o suficiente. Caso deseje jogar com fps maiores, verifique se o seu monitor suporta 144Hz, 240Hz ou até 360Hz.
Verifique também se as entradas que seu monitor disponibiliza são compatíveis com as saídas oferecidas pela placa de vídeo.
Se seu monitor não for 4K, opte por placas com 2GB de VRAM. Se for, 4GB ou mais é recomendado.
Sugestões de placas de vídeo para gráficos no nível médio: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti e NVIDIA GeForce GTX 1650.
Sugestões de placas de vídeo para gráficos no nível médio e alto: NVIDIA GeForce GTX 1660 e AMD Radeon RX 550.
Sugestões de placas de vídeo para gráficos no talo: NVIDIA GeForce GTX 3060, NVIDIA GeForce RTX 3070 e NVIDIA GeForce RTX 3090.
Como escolher placa de vídeo para edição de vídeo?
Existem várias opções de placas de vídeo que atendem bem o propósito de edição e renderização de vídeos em Full HD e 4K. Podemos destacar:
- Asus AMD Radeon RX 5700 XT, com 8GB de memória GDDR6;
- Gigabyte AMD Radeon VII, com 1TB de memória VRAM com largura de 4096 bits;
- EVGA NVIDIA GeForce RTX 2070 Super, com 8192MB de memória GDDR6 e clock de 1770MHz;
- NVIDIA GeForce RTX 2080 Founders Edition, com excelente sistema de refrigeração, altas taxas de atualização e recursos de rastreamento de raios.
Antes de começar a procurar por placas de vídeo, esteja convicto do propósito e orçamento disponível. Nem sempre a placa mais cara ou a mais barata terá um custo-benefício bom.
Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!
Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.
Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários