Em muitos sistemas de informação, é crucial manter um histórico das alterações realizadas nos dados, seja por motivos de conformidade, segurança, ou para rastrear mudanças ao longo do tempo. Um dos métodos mais eficazes para implementar esse controle é através de triggers (gatilhos), um recurso que permite capturar eventos específicos que ocorrem em uma tabela de um banco de dados. Neste post aprenda auditoria com Triggers em banco de dados.

O que são Triggers?

Uma trigger é um objeto de banco de dados que executa um conjunto de instruções automaticamente em resposta a eventos como INSERT, UPDATE, ou DELETE. Elas são úteis para realizar auditorias, validando dados ou mantendo a integridade entre tabelas.

Por que usar Triggers para auditoria?

As triggers são ideais para auditoria porque são executadas de forma automática e transparente para os usuários e aplicativos que estão interagindo com o banco de dados. Isso garante que qualquer alteração nos dados seja registrada sem a necessidade de modificar o código da aplicação. Além disso, elas oferecem uma forma centralizada e consistente de capturar essas alterações.

Exemplo prático

Podemos gravar em uma tabela separada tudo que foi alterado nas tabelas de um sistema. Veja:

CREATE TRIGGER auditoria
AFTER UPDATE ON clientes
FOR EACH ROW
BEGIN
	INSERT INTO backups.bkp_clientes
	VALUES(null, OLD.idCliente, OLD.nome, OLD.telefone, OLD.saldo, NEW.saldo, NOW(), CURRENT_USER(), 'Update') //"null" se refere a chave primária
END 

No exemplo acima, o trigger “auditoria” grava na tabela “bkp_clientes”, do banco de dados “backups”, os dados antes de serem atualizados (OLD), os dados depois de atualizados (NEW), data e hora, usuário corrente e o tipo de evento atualizadas na tabela “clientes”.

São gravados o saldo anterior (OLD.saldo) e o saldo atualizado (NEW.saldo). Caso seja necessário gravar o ID, nome e telefone dos clientes para posterior comparação, informe (OLD) para cada campo, conforme feito com o saldo.

Usar triggers para auditoria é uma maneira eficaz de monitorar alterações em um banco de dados, fornecendo um histórico confiável e detalhado de todas as operações. Com triggers configuradas corretamente, você pode capturar automaticamente quem alterou os dados, o que foi alterado e quando, sem precisar modificar o código da aplicação.

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões sobre auditoria com Triggers em banco de dados? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags:

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *