Os redologs (arquivos de banco de dados que armazenam todas as alterações realizadas no banco para posterior recuperação) funcionam de maneira circular, ou seja, os dados são sobrescritos em determinado momento. Neste post veja Archive e ASM.
Para evitar a perda de dados, é possível colocar o banco em modo archive, onde um arquivo é gerado com a cópia dos redologs a cada mudança de arquivo.
O arquivo de archive não é obrigatório, no entanto é amplamente utilizado em ambientes de produção. Ao sincronizar com o arquivo .dbf, o redo é armazenado no archive.
ASM (Automatic Storage Management) é um gerenciador de volumes para arquivos do banco de dados da Oracle utilizado para gerenciar os acessos aos arquivos sem passar pelo sistema operacional.
O sistema operacional do computador não reconhece os volumes que o Oracle gerencia e sequer possui a capacidade de saber se existem arquivos no espaço em disco destinado ao Oracle.
O ASM melhora a performance do SGBD, já que é eliminado o intermediário (o sistema operacional) entre o Oracle e seus arquivos. É como se o Oracle fosse o sistema operacional vigente.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:
Como instalar e configurar o SO Oracle Linux e SGBD Oracle
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários