O termo SPAM é uma abreviação do termo inglês “Spiced Ham”, que significa “presunto temperado”. Nos Estados Unidos e Inglaterra, o spam é vendido como um apresuntado em lata conservado em azeite temperado. Neste post veja antispam.
No mundo da informática, o termo possui outro significado…
Existem no mercado um sem-número de produtos voltados ao combate às mensagens de correio eletrônico indesejadas.
Essas tecnologias são baseadas em técnicas desenvolvidas e atualizadas constantemente e incluem funcionalidades para identificar, com precisão, mensagens maliciosas, phishing, spam etc.
Esses softwares analisam a reputação do remetente ou o domínio (URL), filtram imagens e conteúdos, analisam a integridade da mensagem, analisam o conteúdo heurística (regras de busca por características das mensagens para identificar os Spams), consultam as listas negras e brancas e sandbox (área de memória e disco virtualmente separada do PC, que é utilizada para testar programas, sem preocupação com danos no sistema, caso algum arquivo mal-intencionado entre em ação).
Blacklist (Lista negra): É uma lista de e-mails, domínios, IPs identificados como remetentes condenáveis pela prática de spam.
Essa lista é disponibilizada para o público e é utilizada para o bloqueio de IPs nos servidores. IPs, domínios ou e-mails que fazem parte desta lista perde o direito de entregar mensagens na caixa de entrada de um ou mais usuários; são, imediatamente, redirecionadas para a caixa de spam.
Whitelist (Lista branca): Também chamada de “lista do bem”, é uma lista de e-mails, domínios, IPs identificados como remetentes confiáveis, que não propagam mensagens do tipo spam. Qualquer e-mail fora desta lista é filtrado como “junk email” ou colocado na pasta de remetentes desconhecidos.
Para verificar se seu e-mail, domínio ou IP está, ou não, na blacklist, acesse https://whatismyipaddress.com/blacklist-check.
Para remover seu e-mail, domínio ou IP, acesse o site acima e procure por Lookup and Removal ou Removal na página que está sendo exibida e clique no hyperlink ao lado destes campos.
Fontes:
HS Brasil → https://www.hscbrasil.com.br/o-que-e-sandbox/
Arcon → https://www.arcon.com.br/blog/como-funciona-o-antispam
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
Nossa realidade é uma simulação de computador?
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários