Para que seja possível manter a alta disponibilidade, um segundo servidor pfSense é necessário para assumir as responsabilidades caso o servidor principal fique indisponível. Neste post veja alta disponibilidade no pfSense.
A alta disponibilidade é configurada através do CARP, que é usado para Cluster (Failover), responsável por criar um IP virtual que fará a ligação entre dois servidores pfSense.
Veja como fazer:
1. No primeiro servidor pfSense acesse System → High Availability Sync;
2. Marque a opção Synchronize states para habilitar a sincronização e no campo Synchronize Interface selecione a interface de sincronização. Caso você não tenha criado essa interface, crie uma com as características seguintes:
3. No campo pfSync Synchronize Peer IP coloque o IP da interface SYNC do segundo pfSense. O campo Synchronize Config to IP será preenchido com o IP da interface SYNC do segundo pfSense.
Em Remote System Username e Password preencha com usuário e senha do segundo pfSense. Por último, marque todos itens que pretende sincronizar:
4. Acesse Firewall → Virtual IPs e clique no botão +Add. Em Type marque CARP e em Interface selecione WAN. O campo Address(es) será o IP virtual da WAN e no campo Virtual IP Password digite uma senha de segurança:
5. Crie outro CARP para LAN… Em Type marque CARP e em Interface selecione LAN. O campo Address(es) será o IP virtual da LAN e no campo Virtual IP Password digite uma senha de segurança:
6. Após as configurações acima, o CARP já deve estar funcionando e a estrutura de Cluster (Failover) também. No primeiro pfSense vá em Status → CARP:
No segundo pfSense o status deverá ficar assim:
Para testar o sincronismo entre os servidores pfSense, adicione qualquer regra no firewall ou crie um usuário no primeiro pfSense. Após fazer isso, o segundo pfSense deverá ser sincronizado e assumir as configurações do primeiro pfSense.
Lembre-se que agora o gateway da rede LAN deverá ser o IP virtual criado, neste caso, 10.0.0.3, porque, caso o primeiro pfSense fique indisponível, o segundo vai assumir com o gateway virtual. É possível passar o gateway virtual direto por DHCP.
Outra sujestão de teste é derrubar o primeiro pfSense. O segundo pfSense deverá assumir o papel principal.
Agora quando o primeiro servidor pfSense ficar indisponível, o segundo assumirá as configurações e manterá a alta disponibilidade!
Aprenda a fazer configurações avançadas e dominar esta ferramenta incrível juntamente com o Windows Server. Tenha acesso a vídeos, apostilas e certificado de conclusão.
Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes:
Acesso remoto via SSH e chave RSA no pfSense
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários