Tecnologia

A tecnologia 5G e suas possibilidades

A chegada da tecnologia 5G no Brasil promete uma verdadeira transformação digital através da conexão ultrarrápida. Permitirá, efetivamente, a integração de tecnologias que possibilitarão a conexão de veículos, semáforos, relógios, drones, eletrodomésticos etc, e viabilizará a Internet das Coisas (IoT). Neste post conheça a tecnologia 5G e suas possibilidades.

Às 5h26, a operadora Claro foi a primeira a ligar sua rede 5G no Brasil. O Distrito Federal foi a primeira cidade a experimentar essa nova fase das telecomunicações em nosso país, que promete conexões 100 vezes mais rápidas que as atuais. Isso garantirá a comunicação em tempo real e a viabilização de tecnologias que hoje não são tão eficientes por conta das limitações do 4G.

O que é a tecnologia 5G?

Antes de chegar na quinta geração, a tecnologia passou por evoluções a fim de atender as demandas existentes nas épocas em que foram lançadas. Para entender melhor essa tecnologia, acompanhe sua cronologia de evolução:

1G: desenvolvida na década de 1980 para uso nos primeiros celulares e transmitia os sinais de forma analógica;

2G: estabelecida em 1991, permitia a transmissão de forma digital sem interferências;

3G: surgiu em 2001 para permitir o acesso a Internet pelos celulares;

4G: criada em 2010, tornou possível streaming de vídeo através do aumento significativo nas taxas de transferências, que podem chegar aos 300Mbps.

5G é o padrão de tecnologia para redes móveis e banda larga de quinta geração que começou a ser implantado em 2018. Será capaz de transferir dados em até 10Gbps, ou seja, de 10 a 100 vezes maior do que as redes 4G e 4.5G. Há redes em testes chegando a 20 Gb/s!

Com uma redução de 90% no consumo de energia, promete aumentar a vida útil da bateria de dispositivos de baixa potência IOT. Permitirá conexões com latências de 1 milissegundo e uma alta disponibilidade.

Ao contrário das redes anteriores, as antenas 5G são pequenas e podem ser instaladas em uma variedade maior de locais, tais como fachada de prédios, semáforos, postes etc. Essa facilidade ajudará a levar o sinal para locais mais remotos, com baixa densidade populacional.

antena 5g
Antenas 5G

As principais aplicações da tecnologia 5G

As aplicações da tecnologia 5G são amplas. Setores da economia, transportes, serviços, medicina e entretenimento poderão aproveitar os benefícios da alta velocidade de transmissão de dados. As principais aplicações são:

→ Realização de cirurgias remotas e a implantação de sensores de monitoramento no corpo humano;

→ Evolução da infraestrutura de transportes relacionados a veículos autônomos e vias inteligentes;

→ Aplicações de realidade virtual e aumentada serão mais fidedignas.

Os automóveis poderão ter o vidro dianteiro com realidade aumentada para exibir mapas, locais para estacionar, informações sobre tráfego, radares etc.

Os cinemas poderão implementar o VR para exibir seus filmes em tempo real, sem engasgos.

Tornará possível a transmissão de shows e eventos em tempo real com qualidade 4K através de câmeras de ação 360 graus. Os jogos online em VR serão possíveis por conta da baixa latência, sem lags, com a conexão sempre estável.

As casas serão conectadas e sensores poderão monitorar, em tempo real, possíveis vazamentos de gás, água, problemas na rede elétrica ou invasões. Robôs poderão receber ordens para realizar tarefas programadas, solucionar problemas e emitir alertas.

A tradução das línguas poderá ser feita em tempo real, inclusive de voz para voz. Será o fim das escolas de idiomas?

Será possível as compras virtuais táteis, ou seja, o manuseio virtual os produtos que serão exibidos através de hologramas para os usuários com os óculos de realidade aumentada. A conexão 5G viabilizará a entrega de produtos através de drones a longas distâncias.

Pagamentos por reconhecimento facial serão comuns e, talvez, substitua os meios atuais.

O estudo completo sobre os benefícios da tecnologia 5G pode ser encontrado em https://www.ericsson.com/en/reports-and-papers/consumerlab/reports/5g-consumer-potential

A tecnologia 5G faz mal à saúde?

A tecnologia 5G usa frequências maiores do que as tecnologias que a precederam, isso permite que a velocidade de conexão sejam mais altas, bem como o número de usuários conectados. A radiação eletromagnética gerada é, portanto, maior.

Tem-se falado que a tecnologia traz malefícios para a saúde, como o risco maior de câncer. Temos que entender que o nosso planeta está envolto por radiações eletromagnéticas vindas do Sol e do espaço.

Em 2020 a ICNIRP (Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante) definiu restrições para garantir que os níveis de energia transmitidos permaneçam em um nível baixo o suficiente, a fim de não causar danos ao ser humano.

Pelo fato da frequência ser menor, a tecnologia 5G precisa de mais antenas transmissoras. Por outro lado, mais antenas significa que poderão operar com níveis de energia mais baixos em comparação com a tecnologia 4G. Nesse sentido, o nível de exposição à radiação das antenas 5G será menor.

Não há evidências científicas que relacionam aumento de casos de câncer a uma exposição de radiação eletromagnética de ondas não ionizantes. No entanto é importante acompanhar as pesquisas médicas e clínicas para termos a certeza de que a exposição a radiação eletromagnética produzida pela tecnologia 5G é segura.

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!

Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.

Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

Link do curso: https://go.hotmart.com/G83475173L


Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *