As mudanças no Twitter promovidas pelo Elon Musk causaram descontentamentos para alguns usuários. Parte estão começando a migrar para outras redes sociais, inclusive para o Koo, um aplicativo de rede social indiano que está fazendo muito sucesso entre os brasileiros. Será que o Koo vai desbancar o Twitter?
A origem do Koo
O Koo foi desenvolvido por Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, e lançado em 2020 em meio a uma disputa entre o governo indiano e o Twitter. O Twitter foi acusado pelo primeiro-ministro da índia, Narenda Modi, de incentivar manifestações contrárias a ele e a seus aliados. Diante dessa polêmica, o Koo acabou se popularizando entre os indianos. Hoje, a plataforma se define como:
“A segunda maior plataforma de microblog do mundo.”
Da mesma forma que o Twitter, o símbolo do Koo é um passarinho, mas da cor amarela. Mas as semelhanças não param por aí… Com o Koo é possível compartilhar textos, fotos, vídeos e acompanhar os assuntos mais comentados pela aba “Trending Hashtags”.
Influenciadores como Felipe Neto, o ator Bruno Gagliasso e a cantora Clarice Falcão já possuem perfil na rede social do passarinho amarelo.
Como funciona o Koo?
O Koo funciona da mesma forma que qualquer rede social. Basta criar uma conta e baixar o app no Google Play e na Apple Store, caso deseje usar no celular.
Para criar uma conta, abra o aplicativo e selecione um idioma (até o lançamento deste post, não havia o idioma português disponível). Após isso, escolha o método de cadastro, que pode ser feito através da sua conta do Google ou por e-mail:
Caso opte pelo e-mail, você receberá um código de ativação na sua caixa de entrada ou via SMS. Digite a sequência recebida e toque em “Verify”:
Para começar a criar os posts, acesse a página inicial e pressione a barra de texto ou toque no símbolo de “+”. Cada publicação possui um limite de 500 caracteres. Após finalizar, toque em “Post”:
As polêmicas do Koo
Por fazer pouca moderação aos usuários, a plataforma já recebeu várias acusações de deixar discursos de ódio serem propagados sem controle, principalmente contra muçulmanos.
Outra polêmica que envolve o Koo é a suposta ligação do app com a extrema-direita da Índia. De acordo com a BBC, vários membros do governo indiano e celebridades migraram do Twitter para o Koo, onde encontram menos resistência as suas ideias.
O Koo e o Brasil
Nas últimas semanas houve um aumento expressivo de brasileiros na plataforma. Até a publicação deste post, há mais de um milhão de brasileiros cadastrados na rede social indiana. A movimentação aconteceu após a nova onda de demissões no Twitter, o que gerou o fechamento de escritórios em várias partes do mundo.
Segundo o CEO do Koo, a startup percebeu a vinda atípica de acessos do Brasil, o que fez o nosso país pular da 75ª posição para a 2ª em números de usuários cadastrados. Após esse grande volume de acessos tupiniquins, a empresa anunciou o desenvolvimento do suporte ao idioma português.
O Koo poderá desbancar o Twitter?
O Twitter é uma plataforma com grande bagagem e capacidade de investimentos. Apesas das polêmicas e cortes de funcionários, a rede social do passarinho azul continuará forte nas mãos de Elon Musk. O Koo terá seu espaço mas dificilmente será um concorrente a altura do Twitter.
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