Segurança da Informação

Novo malware que minera criptomoedas no Windows

Pesquisadores de segurança cibernética descobriram uma perigosa variedade de malware de mineração de criptomoedas que está se disseminando nos dispositivos Windows em todo o mundo. Neste post conheça o novo malware que minera criptomoedas no Windows.

Conforme detalhado em um relatório da empresa de segurança Check Point, o malware é instalado juntamente com vários aplicativos de aparência legítima distribuídos pela Internet, incluindo um que se disfarça de cliente oficial do Google Tradutor.

Cryptojacking malware

Uma vez baixados, os aplicativos atrasam a instalação de componentes maliciosos por até um mês, na tentativa de burlar os filtros antivírus e de proteção de endpoints. Aparentemente essa técnica permitiu que a operação passasse despercebida por anos.

Como evitar a infecção pelo malware?

Embora os softwares criptomineradores geralmente não sejam criados para roubar dados ou criptografar arquivos como os ransomwares, uma infecção pode criar problemas diferentes para as vítimas.

Além de prejudicar o desempenho do dispositivo, já que os recursos da CPU são reservados para a atividade de mineração, uma infecção também pode gerar um aumento significativo no consumo de energia, o que pode causar ainda mais prejuízos para a vítima.

O malware está oculto em vários aplicativos de aparência legítima listados no repositório de software livre, Softpedia.

Devido ao extenso período de tempo em que esse malware está ativo, alguns dos programas alterados foram baixados por mais de 100 mil pessoas, afirma o relatório da Softpedia. 

Graças a várias técnicas de evasão, incluindo o intervalo entre as atividades e o estabelecimento de uma exclusão de firewall, o software criptominerador pode conduzir suas atividades sem levantar suspeitas.

Para se proteger contra esse tipo de malware é aconselhável baixar aplicativos exclusivamente nos sites oficiais ou no Google Play e Windows Store. Da mesma forma, embora algumas variantes sejam capazes de contornar os serviços de segurança, a instalação de uma solução de antivírus pago e atualizado poderá diminuir a probabilidade de infecção.

Você já conhecia o novo malware que minera criptomoedas no Windows?

Veja como navegar na Internet com mais segurança e liberdade

Quer se aprofundar em Segurança de Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

Link do curso:  https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *