A chegada da tecnologia 5G no Brasil promete uma verdadeira transformação digital através da conexão ultrarrápida. Permitirá, efetivamente, a integração de tecnologias que possibilitarão a conexão de veículos, semáforos, relógios, drones, eletrodomésticos etc, e viabilizará a Internet das Coisas (IoT). Neste post conheça a tecnologia 5G e suas possibilidades.
Às 5h26, a operadora Claro foi a primeira a ligar sua rede 5G no Brasil. O Distrito Federal foi a primeira cidade a experimentar essa nova fase das telecomunicações em nosso país, que promete conexões 100 vezes mais rápidas que as atuais. Isso garantirá a comunicação em tempo real e a viabilização de tecnologias que hoje não são tão eficientes por conta das limitações do 4G.
O que é a tecnologia 5G?
Antes de chegar na quinta geração, a tecnologia passou por evoluções a fim de atender as demandas existentes nas épocas em que foram lançadas. Para entender melhor essa tecnologia, acompanhe sua cronologia de evolução:
1G: desenvolvida na década de 1980 para uso nos primeiros celulares e transmitia os sinais de forma analógica;
2G: estabelecida em 1991, permitia a transmissão de forma digital sem interferências;
3G: surgiu em 2001 para permitir o acesso a Internet pelos celulares;
4G: criada em 2010, tornou possível streaming de vídeo através do aumento significativo nas taxas de transferências, que podem chegar aos 300Mbps.
5G é o padrão de tecnologia para redes móveis e banda larga de quinta geração que começou a ser implantado em 2018. Será capaz de transferir dados em até 10Gbps, ou seja, de 10 a 100 vezes maior do que as redes 4G e 4.5G. Há redes em testes chegando a 20 Gb/s!
Com uma redução de 90% no consumo de energia, promete aumentar a vida útil da bateria de dispositivos de baixa potência IOT. Permitirá conexões com latências de 1 milissegundo e uma alta disponibilidade.
Ao contrário das redes anteriores, as antenas 5G são pequenas e podem ser instaladas em uma variedade maior de locais, tais como fachada de prédios, semáforos, postes etc. Essa facilidade ajudará a levar o sinal para locais mais remotos, com baixa densidade populacional.
As principais aplicações da tecnologia 5G
As aplicações da tecnologia 5G são amplas. Setores da economia, transportes, serviços, medicina e entretenimento poderão aproveitar os benefícios da alta velocidade de transmissão de dados. As principais aplicações são:
→ Realização de cirurgias remotas e a implantação de sensores de monitoramento no corpo humano;
→ Evolução da infraestrutura de transportes relacionados a veículos autônomos e vias inteligentes;
→ Aplicações de realidade virtual e aumentada serão mais fidedignas.
Os automóveis poderão ter o vidro dianteiro com realidade aumentada para exibir mapas, locais para estacionar, informações sobre tráfego, radares etc.
Os cinemas poderão implementar o VR para exibir seus filmes em tempo real, sem engasgos.
Tornará possível a transmissão de shows e eventos em tempo real com qualidade 4K através de câmeras de ação 360 graus. Os jogos online em VR serão possíveis por conta da baixa latência, sem lags, com a conexão sempre estável.
As casas serão conectadas e sensores poderão monitorar, em tempo real, possíveis vazamentos de gás, água, problemas na rede elétrica ou invasões. Robôs poderão receber ordens para realizar tarefas programadas, solucionar problemas e emitir alertas.
A tradução das línguas poderá ser feita em tempo real, inclusive de voz para voz. Será o fim das escolas de idiomas?
Será possível as compras virtuais táteis, ou seja, o manuseio virtual os produtos que serão exibidos através de hologramas para os usuários com os óculos de realidade aumentada. A conexão 5G viabilizará a entrega de produtos através de drones a longas distâncias.
Pagamentos por reconhecimento facial serão comuns e, talvez, substitua os meios atuais.
O estudo completo sobre os benefícios da tecnologia 5G pode ser encontrado em https://www.ericsson.com/en/reports-and-papers/consumerlab/reports/5g-consumer-potential
A tecnologia 5G faz mal à saúde?
A tecnologia 5G usa frequências maiores do que as tecnologias que a precederam, isso permite que a velocidade de conexão sejam mais altas, bem como o número de usuários conectados. A radiação eletromagnética gerada é, portanto, maior.
Tem-se falado que a tecnologia traz malefícios para a saúde, como o risco maior de câncer. Temos que entender que o nosso planeta está envolto por radiações eletromagnéticas vindas do Sol e do espaço.
Em 2020 a ICNIRP (Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante) definiu restrições para garantir que os níveis de energia transmitidos permaneçam em um nível baixo o suficiente, a fim de não causar danos ao ser humano.
Pelo fato da frequência ser menor, a tecnologia 5G precisa de mais antenas transmissoras. Por outro lado, mais antenas significa que poderão operar com níveis de energia mais baixos em comparação com a tecnologia 4G. Nesse sentido, o nível de exposição à radiação das antenas 5G será menor.
Não há evidências científicas que relacionam aumento de casos de câncer a uma exposição de radiação eletromagnética de ondas não ionizantes. No entanto é importante acompanhar as pesquisas médicas e clínicas para termos a certeza de que a exposição a radiação eletromagnética produzida pela tecnologia 5G é segura.
Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!
Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.
Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!
Dúvidas ou sugestões sobre a tecnologia 5G e suas possibilidades? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários