Celular roubado sempre foi sinônimo de prejuízo. Com o surgimento do Pix e o aprimoramento das estratégias dos criminosos, o valor do aparelho pode ser irrisório perto do estrago que as quadrilhas podem fazer hoje. Neste post saiba o que fazer se o celular for roubado. Entenda o que os criminosos fazem com os celulares roubados e como proteger suas informações caso você seja uma vítima.

Boa parte dos roubos acontecem quando a vítima está distraída. O ladrão aproveita essa ocasião para pegar o aparelho ainda desbloqueado e ter acesso mais fácil as suas informações. Quando isso acontece, a vítima tem pouco tempo para tentar o bloqueio remoto do aparelho e impedir que o criminoso comece a usar seus dados.

Com o aparelho desbloqueado em mãos, o criminoso retira o chip, coloca em outro aparelho e começa a solicitar códigos de segurança para alterar as senhas dos aplicativos instalados. Nesse caso, mesmo que a vítima consiga o bloqueio do celular, o criminoso consegue receber os códigos em outro aparelho para alterar as senhas dos aplicativos e usá-los para praticar seus crimes.

É possível também obter acesso as senhas mesmo com o aparelho bloqueado. Nesse caso os criminosos varrem a memória do celular a procura de senhas salvas e informações sigilosas. Com os dados em mãos é possível abrir contas em banco, solicitar cartão de crédito e aplicar outros golpes.

Como se proteger?

A distração ao usar o celular é um dos principais motivos de roubo. Quando estamos distraídos ficamos mais vulneráveis as ações dos criminosos que se aproveitam da situação para levar o aparelho sem que a vítima possa reagir a tempo.

Mesmo que você tenha tempo para a reação, nunca faça isso caso o criminoso esteja armado. Nenhum prejuízo financeiro é maior do que a perda da própria vida.

Como aumento a segurança do meu dispositivo?

É aconselhável deixar o acesso aos seus aplicativos mais seguro. Ative todas as camadas de segurança possíveis, tais como senhas, reconhecimento facial e biométrico. Ative a autenticação de dois fatores (2FA), que insere uma segunda verificação de identidade do usuário no momento do login.

Jamais armazene arquivos que contenham cópias de documentos, fotos pessoais ou bloco de notas com anotações de senhas. Verifique se em suas conversas pelo WhatsApp ou Telegram, por exemplo, em algum momento você informou senhas ou qualquer outra informação sigilosa. Caso positivo, exclua a mensagem.

O meu celular foi roubado. E agora?

Antes de pensar em fazer um Boletim de Ocorrência, ligue para a sua operadora e peça o bloqueio da linha e do celular (tenha em mãos o IMEI do seu aparelho). Dessa forma você impedirá que o criminoso receba mensagens SMS e faça ligações para cometer mais crimes.

Logo em seguida, ligue para o seu banco e solicite o bloqueio de todas as transações realizáveis por celular ou computador.

Agora é o momento de tentar apagar todas as suas informações do seu celular de forma remota. Se o seu aparelho for Android, acesse https://www.google.com/android/find para encontrar o dispositivo, instale o app Encontrar Dispositivo em outro aparelho ou acesse Minha Conta do Google https://myaccount.google.com/.

Se o seu aparelho for um iPhone, acesse o site https://www.icloud.com/ ou pelo app Buscar em outro aparelho da Apple.

Agora altere as senhas dos aplicativos e desconecte os que ficaram conectados no aparelho roubado ou furtado. Altere as senhas dos apps já com o novo chip disponibilizado pela sua operadora.

Registre um Boletim de Ocorrência. É possível fazer online, pois tem o mesmo valor de um BO feito presencialmente. Em São Paulo o link para fazer o BO eletrônico é https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.

Os procedimentos para o bloqueio da linha e do aparelho são parecidos e não se diferem muito entre as operadoras. Veja abaixo links para as páginas das principais operadoras sobre como proceder em um evento desses:

Claro: https://faq.claro.com.br/pergunta-frequente/o-que-faco-em-caso-de-roubo-ou-perda-de-celular

Oi: https://melhorplano.net/oi/bloquear-chip-oi

Tim: https://www.tim.com.br/para-voce/atendimento/perguntas-frequentes/tim-chip/bloqueio-e-desbloqueio-de-chip

Vivo: https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-chip

E se o pior acontecer?

Se, mesmo após os procedimentos cima, o criminoso já tiver realizado transações financeiras utilizando o seu celular, saiba que você poderá se resguardar.

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) brechas de segurança que permitam a ação dos golpistas representa falha no serviço dos bancos e instituições financeiras. Neste caso registre uma reclamação na ouvidoria do seu banco. Caso a reclamação não resolva o problema, recorra ao Procon do seu Estado e registre uma reclamação no Banco Central https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/ouvidoria.

Se o seu banco criar obstáculos para cancelar transações ou cobrar valores de cartões de crédito ou empréstimos fraudulentos, entre na justiça.

Espero que esta matéria tenha lhe ajudado. Qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo.

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Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

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