O Windows 11 é a versão mais atual da família de sistemas operacionais Windows NT. NT vem de “New Tecnology”, depois removida para dar lugar ao nome das versões. Neste artigo entenda as exigências de compatibilidade do Windows 11.

Anunciada em 24 de Junho de 2021 e lançada em 5 de Outubro do mesmo ano, é a sucessora do Windows 10, lançada há seis anos. As versões disponíveis para a instalação ou atualização do Windows 11 são: Home, Pro, Pro for Workstations, Education, Pro Education e Enterprise.

A atualização o Windows 10 para o Windows 11 é sem custo mas é preciso ter uma licença válida do Windows 10 e atender alguns requisitos de hardware.

Os requisitos básicos são 4GB de memória RAM, 64 GB de espaço de armazenamento, placa gráfica com DirectX 12 ou superior com drive WDDM 2.0 (Windows Display Driver Model – arquitetura de driver gráfico para drivers de placa de vídeo).

Também são exigidos uma resolução mínima de tela de 720p, firmware do sistema UEFI (para Interface de Firmware Extensível Unificada, uma versão moderna do BIOS do computador), conectividade com a Internet, uma conta Microsoft e o Windows 10 atualizado.

Os requisitos avançados, que barram boa parte das atualizações, são: processador e o chip TPM (Trusted Platform Module).

Neste artigo detalharemos as exigência de processador e chip TPM, que são os grandes entraves para a migração do sistema operacional.

Exigência de processador

Para a instalação do Windows 11 é exigido um processador de 64 bits, com 1GHz e 2 núcleos. No entanto não significa que essa CPU será elegível para o upgrade. É preciso verificar se o modelo do processador é compatível.

Para verificar a lista de processadores compatíveis, acesse este link https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/design/minimum/windows-processor-requirements

A Microsoft excluiu a maioria dos processadores Intel Core de 7ª geração e qualquer processador AMD Ryzen de primeira geração. O curioso é que processadores Intel Pentium 4 661, de 2006, são compatíveis!

Para saber se seu processador é compatível sem consultar a lista, baixe o programa PC Health Check em https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-11#pchealthcheck. Ele também lhe dirá se seu equipamento tem o chip de criptografia TPM, outra exigência para o upgrade.

Exigência do Chip TPM

TPM (Trusted Platform Module) ou Módulo de Plataforma Confiável, trata-se de um processador de criptografia integrado ou não na placa-mãe cuja principal função é dar segurança durante a inicialização do sistema operacional e assegurar a sua integridade.

Durante o processo de inicialização de computadores com o chip TPM, diversas hashes (algoritmos que mapeiam dados) são geradas. O chip TPM recebe essas informações de forma criptografada e as armazena de forma segura em um espaço separado dos dados comuns do computador. Dessa forma, caso a CPU ou o firmware sejam comprometidos por algum código malicioso, o atacante não poderá acessar as informações do computador.

A criptografia só pode ser quebrada pelo próprio chip TPM, que produz um novo SRK (Storage Root Key) a cada inicialização do sistema operacional. Nada tem acesso ao conteúdo do chip, nem mesmo o Windows 11.

chip tpm 2.0
Chip TPM 2.0

Tenho o chip TPM no meu computador?

A primeira versão desse chip começou a ser distribuída em computadores fabricados a partir de 2006. Placas-mãe mais recentes já contam com o chip integrado mas, em muitos casos, ele vem desabilitado por padrão. Para ativá-lo é preciso acessar as configurações da BIOS do seu computador.

Para saber se ele está ativado, aperte a tecla Windows + R e digite tpm.msc. Será mostrado o Gerenciamento do Trusted Platform Module (TPM):

Gerenciamento do Trusted Platform Module

Se você receber a mensagem “Não é possível localizar um TPM compatível” é provável que ele esteja desativado. Neste caso, acesse a BIOS do seu computador e faça a ativação:

ativação TPM BIOS
Ativação do TPM na BIOS

Verifique o manual do seu computador ou placa-mãe para saber exatamente como fazer a ativação.

Atenção: Cuidado para não alterar outras configurações da BIOS. Isso pode gerar resultados imprevisíveis.

É possível instalar o Windows 11 mesmo em computadores sem o chip de segurança ou processador compatível, mas não é recomendado. Segundo a Microsoft, essa prática poderá causar problemas de compatibilidade.

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Saiba como deixar qualquer computador mais rápido e estável. Aprenda também como montar um PC novinho em folha com aulas passo a passo do zero!

Veja também como realizar manutenções preventivas e corretivas, fazer testes em peças e upgrades de hardware com aulas diretas sem enrolação.

Ganhe dinheiro consertando computadores e conquiste a sua independência!

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits

Tags: | | | | | | |

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *