ODBC (acrônimo para Open Database Connectivity) é um padrão para acesso a sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD).

Este padrão define um conjunto de interfaces que permitem o uso de linguagens de programação como Visual Basic, Delphi, Visual C++, Java, entre outras capazes de utilizar estas interfaces, para ter acesso a uma vasta gama de bases de dados distintas sem a necessidade de codificar métodos de acesso especializados.

O ODBC atinge a independência de bancos de dados usando drivers para operarem como uma camada de tradução entre a aplicação e o SGBD. As aplicações usam funções ODBC através de um gerenciador de driver com a qual está ligada e o driver passa a query para o SGBD.

A implementação de uma aplicação baseada em ODBC permite que a mesma possa utilizar simultaneamente o MySQL, o Access e o SQL Server com pouca necessidade de mudanças na sua camada de dados.

O uso destas interfaces está condicionado à existência de drivers específicos para as bases de dados que se deseja acessar

O que são firewalls?

Os comandos SQL enviados pelas aplicações para o ODBC devem ser compatíveis com o SGBD utilizado, exigindo às vezes pequenas implementações especificas na aplicação para suporte a um SGBD especifico.

Aplicação: um programa que chama funções ODBC para interagir com fontes de dados.

Driver Manager: uma DLL (Dynamic-Link Library) que provê acesso aos drivers ODBC. O Driver Manager carrega as DLL´s dos drivers e direciona chamadas a funções ODBC ao driver correto. Ele também verifica algumas condições de erro e processa algumas chamadas a funções ODBC.

Driver: uma DLL que processa chamadas a funções ODBC. O driver conecta uma fonte de dados, traduz comandos SQL e os submete à fonte de dados, recupera informações da fonte de dados e retorna dados para a aplicação. Se um SGBD, como Xbase, não usa SQL, o driver também tem que processar os comandos SQL.

Fonte de Dados: os dados que um usuário deseja acessar, o SGBD associado, a plataforma na qual reside o SGBD, e a rede usada para acessar a plataforma. Por exemplo, uma fonte de dados pode ser um SGBD Oracle, rodando sobre sistema operacional OS/2, acessado por Novell Netware; ou um arquivo Xbase local, para o qual o driver serve como SGBD; entre outros.

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags:

Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Bene Silva Júnior
Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *