Autopreenchimento e reconhecimento de padrões no Excel
O Excel é conhecido por suas poderosas funcionalidades, e o Autopreenchimento é uma delas. Essa ferramenta permite que você insira dados repetitivos ou sequenciais rapidamente, economizando tempo e esforço. Além disso, o Reconhecimento de Padrões do Excel pode facilitar ainda mais o seu trabalho, identificando padrões nos seus dados e preenchendo as células automaticamente com base nesses padrões. Neste post, aprenda o autopreenchimento e reconhecimento de padrões no Excel.
O que é o autopreenchimento?
O Autopreenchimento no Excel é uma função que detecta padrões de dados e os continua automaticamente em outras células. Ao arrastar o canto inferior direito de uma célula selecionada (a chamada “alça de preenchimento”), o Excel pode preencher rapidamente uma série de números, datas, dias da semana, ou até mesmo criar sequências personalizadas.
Exemplo prático
Para gerar informações sequenciais basta clicar na célula com a informação inicial, posicionar o cursor em uma de suas extremidades, pressionar a tecla Ctrl e arrastar o número de posições desejadas:
O Excel reconhece padrões de autopreenchimento para automatizar tarefas e permite a criação de padrões personalizados.
Para personalizar um padrão, vá em ARQUIVO » Opções. Clique em Avançado. Em Geral clique no botão Editar Listas Personalizadas…:
No caso acima, foi criado o padrão “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si”. Ao aplicar o procedimento anterior a alguma célula que contenha o valor “Dó”, o novo padrão será aplicado.
Abaixo veja uma videaula que explica melhor autopreenchimento e reconhecimento de padrões no Excel:
Filtro e classificação avançada no Excel
Dúvidas ou sugestões sobre autopreenchimento e reconhecimento de padrões no Excel? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits