O pfSense é uma solução poderosa e flexível de firewall e roteador que oferece inúmeras funcionalidades para administradores de rede. Além de fornecer segurança, o pfSense permite o monitoramento detalhado do tráfego da rede, facilitando a criação de relatórios que ajudam a identificar problemas de performance, comportamento de usuários e possíveis ameaças. Neste post, aprenda como criar relatórios no pfSense.
Criando relatórios
LightSquid é um analisador de log para o Squid rodando no pfSense. Através da análise dos logs de acesso de pacote de proxy é capaz de gerar relatórios baseados nos acessos à Web que detalham as URLs acessadas pelos usuários da rede. Neste post veja como criar relatórios no pfSense.
Para instalar a ferramenta Lightsquid, siga os passos:
1. Acesse System → Package Manager. Clique em Available Packages e pesquise por “Liquidsquid”. Instale o pacote;
2. Após a instalação, acesse Status → Squid Proxy Reports. O Lightsquid já está praticamente configurado, bastando fazer alguns ajustes, caso necessário.
Clique no botão Refresh ou Refresh Full. Após este passo já é possível visualizar os relatórios, clicando no botão Open Lightsquid:
Tela de relatórios:
Criar relatórios no pfSense é uma maneira poderosa de monitorar o desempenho da sua rede, identificar problemas e otimizar o uso de recursos. Com pacotes como Traffic Totals, ntopng e BandwidthD, você pode obter uma visão detalhada do tráfego de rede e gerar relatórios gráficos que ajudam na administração do ambiente. Para monitoramento mais avançado e logs históricos, o uso de Syslog e ferramentas externas pode proporcionar uma análise ainda mais profunda.
Independente do tamanho da sua rede, o pfSense oferece diversas opções para ajudar na criação de relatórios detalhados que são fundamentais para a segurança e eficiência do seu ambiente de TI.
Aprenda a fazer configurações avançadas e dominar esta ferramenta incrível juntamente com o Windows Server. Tenha acesso a vídeos, apostilas e certificado de conclusão.
Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários