O IPCop é uma distribuição de firewall baseada em Linux amplamente utilizada para proteger redes e gerenciar o tráfego. Embora seja uma solução robusta para segurança, há situações em que você pode precisar configurar exceções de acesso para serviços específicos, como o RDP (Remote Desktop Protocol). Neste post, aprenda como liberar acesso via RDP pelo IPCop.
Antes de começar
Antes de liberar o RDP pelo IPCop, certifique-se de:
- Conhecer o endereço IP da máquina que deseja acessar remotamente;
- Ter acesso à interface de administração do IPCop;
- Garantir que o RDP esteja habilitado no computador de destino (no Windows, o RDP pode ser ativado em Configurações > Sistema > Área de Trabalho Remota).
Liberando o RDP no IPCop
Antes de qualquer coisa é necessário abrir a porta 3389 no seu MODEM e redirecionar esta para o IP local do computador ou servidor. Neste post veja como liberar acesso via RDP pelo IPCop.
Caso não saiba fazer isso, assista a videoaula abaixo:
1. Acesse o IPCop, depois vá em “Firewall” e selecione “Serviços”. Crie um serviço seguindo os seguintes parâmetros:
2. Vá em “Firewall” e selecione “Regras de Firewall”. Crie uma redirecionamento de porta, clicando no botão “Forwarding de porta”.;
3. O redirecionamento de porta deve ser configurado da seguinte forma:
Após isso, acesse o computador ou servidor externamente:
Abra o prompt de comando do Windows e digite: “mstsc”. Na janela aberta “Conexão de Área de Trabalho Remota”, digite o IP externo e clique em “Conectar”:
Considerações de segurança
- Restringir IPs de Origem: Sempre que possível, especifique endereços IP ou intervalos de IP de origem permitidos para o acesso RDP, limitando o acesso apenas a fontes confiáveis;
- Utilize VPN: Para aumentar a segurança, você pode configurar uma VPN para que o tráfego RDP só seja permitido dentro de uma conexão segura e criptografada;
- Monitore o Tráfego: Verifique regularmente os logs de acesso do IPCop para monitorar tentativas de conexão e garantir que não haja atividades suspeitas.
Liberar o acesso via RDP no IPCop é uma tarefa simples que envolve a criação de uma regra de firewall específica.
No entanto, é crucial que você tome medidas de segurança adicionais, como restringir os IPs de origem e considerar o uso de VPN para proteger suas conexões remotas.
Domine todos os recursos do Linux e torne-se um administrador competente e bem requisitado. Conheça o curso LINUX: DICAS E TRUQUES e torne-se um expert! Conheça centenas de soluções para problemas do dia a dia de administradores de sistemas GNU/Linux e usuários em geral.
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA MAIS DETALHES:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
1 Comentário
Boa tarde.
Eu faço todos os procedimentos ensinados da mesma forma e não consigo o acesso via mstsc. Em minha rede eu tenho 3 IpCops sendo dois com versão 2.1.9 e um ainda com a versão 4.1.21 – só consigo acessar remotamente pela versão antiga e através do DNS, na rede com o IpCop antigo eu acesso os micros nas redes com os IPCops novos.
Não consigo acessar os IPCops novos via acesso https (8443) – apenas logado na rede interna (segui o procedimento explicado por vocês tmb).
O que pode estar ocorrendo – IPCOP antigo tudo funciona, na versão 2 nada é permitido – me parece muito simples de configurar… mas não tenho acesso.
Cria a regra de acesso 3389, crio o acesso via IP interno, seleciona as portas e nada ocorre.
Poderiam me ajudar? Se precisarem de mais infos, eu mando – como detalhes e cópias de telas.