Banco de dados

Estruturas lógicas no Oracle

O SGBD Oracle possui uma estrutura lógica de armazenamento que é composta por segmentos. Neste post veja estruturas lógicas no Oracle.

Os segmentos (segments) são os objetos criados no banco de dados, tais como tabelas, índices, views, procedures, funções etc.

Todos esses objetos são unidades lógicas que ocupam espaço físico nos discos rígidos.

Os segmentos são armazenados dentro de Datablocks (bloco de dados) em blocos nos discos, que é a forma da Oracle gerenciar o espaço de armazenamento nos arquivos de dados de um banco de dados.

Esses blocos são organizados em unidades lógicas que podem armazenar 2KB, 4KB, 8KB, 16KB e 32KB. Ao instalar o Oracle é perguntado sobre qual o tamanho do datablock a ser utilizado. Os blocos são compostos de um cabeçalho (header), espaço (espaço vazio) e dados:

header dados banco oracle

Ao conjunto de datablocks nomeamos de extent (extenção), ou seja, é o tamanho ocupado pelos segmentos. Por exemplo, se temos um bloco de 2KB, um de 4KB e o outro de 8KB, então o extent é de 14KB de tamanho.

Os segmentos formam extensões que não são necessariamente contínuos, mas os blocos de dados que compõe uma extensão, são:

extend oracle

Resumindo, quando criamos uma tabela ela aloca seu espaço em extents (extensões) que são compostos por datablocks contínuos (bloco de dados) que ocupam espaço em disco.

Quer se aprofundar em Segurança de Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

Link do curso:  https://go.hotmart.com/A69498318E

Tablespaces no Oracle

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *