Excel

Referência absoluta e referência relativa no Excel

O Excel é uma ferramenta poderosa para a criação e manipulação de planilhas, e um dos conceitos mais importantes a se dominar são as referências de célula. Quando você cria fórmulas no Excel, as referências de célula podem ser relativas ou absolutas, e entender a diferença entre elas é essencial para garantir que suas fórmulas funcionem como esperado, especialmente ao copiá-las para outras células. Neste post aprenda Referência absoluta e referência relativa no Excel.

O que é uma Referência Relativa?

Uma referência relativa é o tipo mais comum de referência em uma fórmula no Excel. Quando você cria uma fórmula com referências relativas e copia essa fórmula para outra célula, o Excel ajusta automaticamente as referências de acordo com a nova posição.

Exemplo:

Imagine que você tenha a fórmula =A1+B1 na célula C1. Se você copiar essa fórmula para a célula C2, o Excel ajustará automaticamente a fórmula para =A2+B2. O mesmo ocorre se você copiar para C3, onde a fórmula se tornará =A3+B3.

O que é uma Referência Absoluta?

Uma referência absoluta é uma referência de célula que não muda quando a fórmula é copiada para outra célula. Para criar uma referência absoluta, você deve adicionar o símbolo $ antes da letra da coluna e/ou número da linha.

Exemplo:

Se você quiser que a fórmula =A1+B1 sempre faça referência à célula A1, independentemente de onde você copiar a fórmula, você pode usar =$A$1+B1. Ao copiar esta fórmula para C2, o Excel manterá a referência A1 fixa, resultando em =$A$1+B2.

Esse vínculo precisa ser absoluta, ou trancada, para que os valores dos cálculos não sejam afetados.

Para isso, na fórmula, insira o caracter $ antes da letra que representa a coluna e antes do número que representa a linha da célula com as informações a serem trancadas:

=SOMA(A1+$A$2+A3+$A$4)

No caso acima, as células A2 e A4 são as referências absolutas e precisaram ser “trancadas” para evitar inconsistências nos resultados da fórmula.

Abaixo veja uma videaula que explica melhor os procedimentos descritos acima:

Entender a diferença entre referências relativas e absolutas no Excel é fundamental para criar fórmulas eficientes e evitar erros ao trabalhar com planilhas grandes. Saber quando usar uma ou outra ajudará a economizar tempo e evitar problemas ao lidar com fórmulas copiadas e movidas dentro da planilha.

QUER APRENDER A FAZER GRÁFICOS, CÁLCULOS FINANCEIROS AVANÇADOS, MACROS, CRIAÇÃO DE DASHBOARD E MUITO MAIS?

Conheça o Curso Online de Excel e aprenda, passo a passo, com aulas práticas. Tenha acesso a Área de Membros exclusiva e tire todas as suas dúvidas com nossos professores. São 9 módulos com mais de 30 videoaulas!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

Link do curso: https://go.hotmart.com/Q67975117C

Dúvidas ou sugestões sobre referência absoluta e referência relativa no Excel? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *