A maior parte dos MODEMs ADSL oferecidos pelas operadoras de Internet vêm configurados em modo bridge, ou seja, vêm prontos para estabelecer o canal de comunicação com o DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer), que é um equipamento que permite o uso dos pares telefônicos para o tráfego de dados (tanto LAN como Internet) em distâncias de vários quilômetros. Neste post veja a comparação entre o modo Bridge x modo Router.
O MODEM cuida apenas da modulação do sinal e deixa o processo de autenticação e a criação do link PPP (Point-to-Poin Protocol) a cargo do PC. Dessa forma é necessário criar a conexão manualmente e ativá-la sempre quando necessário.
Quando o MODEM é configurado no modo router (roteador) não é necessário um computador para compartilhar a conexão com a Internet. Basta apenas conectar o MODEM em um switch e configurar os micros para utilizarem o endereço IP do MODEM como gateway padrão ou deixar que o MODEM os configure via DHCP.
A diferença entre os dois modos é que um MODEM em modo Bridge conecta você diretamente a Internet, atribuindo ao seu computador um endereço IP da internet, enquanto um MODEM no modo Router obtém um endereço da Internet e controla o fluxo de dados para os computadores locais, atribuindo a eles IPs locais.
Quando o MODEM funciona como bridge você não precisa abrir portas para programas específicos, talvez esta seja a única vantagem de usar um MODEM neste modo.
No modo bridge/ponte o MODEM recebe a conexão do provedor de Internet e repassa sem distribuir IPs. O computador conectado a ele receberá o IP válido fornecido pelo provedor, ficando exposto na rede. Para compartilhar a conexão será necessário que o computador conectado ao MODEM faça o roteamento de pacotes ou de um roteador.
No modo router o MODEM recebe a conexão, faz a autenticação e distribui as configurações de rede através do servidor DHCP.
As vantagens de se utilizar o MODEM configurado como roteador são:
– Compartilhamento de conexão com uma rede de computadores ou pode ser ligado diretamente a um computador;
– O MODEM fica com as portas de entrada, de forma que qualquer tipo de ataque proveniente da Internet é bloqueado pelo próprio MODEM, antes de chegar nos PCs da rede local. O MODEM serve então como uma camada adicional de proteção;
– Se necessário ele pode distribuir endereços IP para os computadores dinamicamente (DHCP), não sendo necessário configurar nada nos computadores da rede na maioria dos casos. Eles se conectam automaticamente a internet;
– Maior segurança, pois contam com firewall interno e os computadores conectados recebem um endereço de IP local, não ficando diretamente expostos na internet;
– Não é necessária a instalação ou configuração de discadores, o MODEM faz a autenticação automaticamente;
– Possibilidades de diferentes configurações e controle de tráfego, conforme o modelo, entre outras vantagens.
As vantagens de se utilizar o MODEM configurado como bridge são:
– Não é preciso liberar portas específicas para programas;
– Facilidade para alguns softwares trabalharem como servidores.
As desvantagens de um MODEM configurado como router é a necessidade de abrir portas para alguns programas e a dificuldade de configurar softwares para funcionarem como servidores.
As desvantagens de um MODEM configurado como bridge é a necessidade de um discador de conexão e a necessidade de um roteador externo para o compartilhamento de conexão com a Internet.
Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Quer receber GRÁTIS o e-book "Como Formatar um Computador em 5 Minutos"?
Sobre o Autor
0 Comentários