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Windows Server 2012 - Diferenças entre domínio e grupo de trabalho

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 29/07/2016


Um domínio é um grupo de contas e recursos de rede que compartilham um mesmo banco de dados de diretórios e conjunto de diretivas de segurança e que pode ter relacionamentos de segurança com outros domínios.

Um grupo de trabalho é um agrupamento mais simples, destinado apenas a ajudar os usuários a localizar objetos, como impressoras e pastas compartilhadas dentro desse grupo. Os domínios são a opção recomendada para todas as redes, exceto redes muito pequenas com poucos usuários.

Em um grupo de trabalho, os usuários podem precisar memorizar várias senhas, uma para cada recurso de rede. (Além disso, usuários diferentes podem usar senhas diferentes para cada recurso.).

Em um domínio, é mais fácil controlar senhas e permissões, já que um domínio tem um único banco de dados centralizado de contas de usuário, permissões e outros detalhes de rede. As informações desse banco de dados são replicadas automaticamente entre os controladores de domínio. Você determina quais servidores são controladores de domínio e quais são simples membros do domínio. Você pode determinar essas funções não apenas durante a instalação mas também posteriormente.

Os domínios e o sistema de diretórios do Active Directory do qual eles fazem parte oferecem várias opções para tornar os recursos disponíveis mais facilmente para os usuários enquanto mantêm um bom monitoramento e segurança. Para obter mais informações, consulte Active Directory.

Os computadores de uma rede podem fazer parte de um grupo de trabalho ou de um domínio. A diferença principal entre os grupos de trabalho e os domínios está na maneira como os recursos da rede são gerenciados. Os computadores de redes domésticas normalmente fazem parte de um grupo de trabalho e os computadores de redes de local de trabalho em geral fazem parte de um domínio.

Em um grupo de trabalho:

- Todos os computadores estão no mesmo nível; nenhum computador tem controle sobre o outro;

- Cada computador possui um conjunto de contas de usuário. Para usar qualquer computador no grupo de trabalho, você precisa possuir uma conta nesse computador;

- Normalmente, há entre dez e vinte computadores;

- Todos os computadores devem estar na mesma rede local ou sub-rede.

Em um domínio:

- Um ou mais computadores são servidores. Os administradores de rede usam servidores para controlar a segurança e as permissões para todos os computadores do domínio. Isso facilita as alterações, que são feitas automaticamente em todos os computadores;

- Se você possuir uma conta de usuário no domínio, poderá fazer logon em qualquer computador do domínio sem precisar ter uma conta nele;

- Pode haver centenas ou milhares de computadores;

- Os computadores podem estar em redes locais diferentes.


 
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