CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Windows Server 2008 - Scripts para automatizar tarefas

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 29/07/2016


Os scripts são recursos interessantes para automatizar tarefas. Por exemplo, quando um usuário efetuar o login no servidor, um script pode fazer mapeamento de pastas e arquivos, cópias e exclusão de arquivos e diretórios etc.

Os scripts podem ser desenvolvidos usando VBScript ou com arquivos de lote bat. Neste caso usaremos arquivos de lote para desenvolver um script. Para criar o script e definir o local onde os mesmos serão armazenados, siga os seguintes passos:

1. No servidor acesse o caminho "WINDOWS\SYSVOL\SYSVOL\NOME_DO_DOMÍNIO\SCRIPTS". "NOME_DO_DOMÍNIO" é o nome que foi definido para o domínio usado;

2. Nesse diretório, clique com o botão direito do mouse e crie um novo documento de texto. Defina um nome para o arquivo e mude a extensão do mesmo para .bat. Para isso, acesse o prompt de comando e digite a seguinte linha:

CD C:\WINDOWS\SYSVOL\SYSVOL\NOME_DO_DOMÍNIO\SCRIPTS
C:\WINDOWS\SYSVOL\SYSVOL\NOME_DO_DOMÍNIO\SCRIPTS› ren nome_arquivo.txt nome_arquivo.bat

/* se quiser executar, por exemplo, o notepad na máquina cliente sempre que a mesma acessar
 o servidor, basta criar a seguinte linha: */
start %SystemRoot%\System32\notepad.exe

3. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .bat e selecione "Editar". Vamos criar um script para mapeamento de pasta:

   net use k: \\jr.com.br\wallpapers    

4. Para definir o script para um usuário, vá no AD e selecione o usuário (Iniciar › Ferramentas Administrativas › Usuários e Computadores do Active Directory) e dê dois cliques encima do nome do usuário. Na aba "Perfil" digite o nome e a extensão .bat do arquivo de script no campo "Script de logon";

Agora, sempre que o usuário acessar o servidor a pasta "wallpapers" será mapeada e o arquivo notepad será aberto para o cliente.

Veja abaixo uma videoaula que mostra detalhadamente os procedimentos descritos cima:



 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo