CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Windows Server 2008 - Permissões NTFS

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 29/07/2016


As permissões NTFS são usadas quando queremos limitar de fato as permissões dos usuários a pastas e arquivos.

Diferente das permissões de compartilhamento, caso um usuário esteja logado localmente na máquina que possui o arquivo ou a pasta, ele não conseguirá acessar o documento, isto é claro dependendo da permissão que foi aplicada para ele. Desta forma podemos restringir o acesso a dados tanto na rede quanto localmente.
Permissões NTFS
As permissões NTFS assim como nas permissões de compartilhamento são cumulativas. E assim como nas permissões de compartilhamento, nas permissões NTFS negar tem prioridade sobre qualquer permissão.

Para definir permissões NTFS para pastas ou arquivos, siga os seguintes passos:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo e selecione "Propriedades". Vá na guia "Segurança". Clique no botão "Editar...". Nessa janela estarão listadas os grupos e usuários e suas permissões de acesso.

Não é possível remover nenhuma regra de acesso porque há uma herança de permissões. Para contornar isso, é necessário fazer a quebra de herança.

Para fazer a quebra de herança, na janela de propriedades da pasta ou do arquivo, clique no botão "Avançadas".

Na janela de configurações avançadas da pasta ou arquivo clique no botão "Alterar permissões...". Nessa janela, desmarque a opção "Incluir permissões herdáveis provenientes do pai deste objeto".

Após esse procedimento será apresentada uma janela com as opções de apagar todas as regras ou mantê-las. Se apagar optar por mantê-las você pdoerá incluir novas regras e somá-las as já existentes;

2. Agora para definir uma regra de permissão a pasta ou arquivo, repita o procedimento 1 e na aba "Segurança" clique no botão "Adicionar...".

Adicione um usuário e defina as permissões nos checkboxs.

Nesse ponto você poderá definir se o usuário poderá ou não ler, listar, renomear, criar, editar, excluir, executar arquivos executáveis ou ter o domínio total dos arquivos ou pastas (poder dar permissões de acesso aos arquivos e pastas a terceiros);

Segue abaixo uma video aula sobre o tema que mostra detalhadamente os procedimentos descritos cima.



 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo