CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Windows Server 2008 - Diretivas de grupo (GPO)

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 29/07/2016


Diretiva de Grupo, ou Group Policy (GPO), é uma funcionalidade da família de sistemas operacionais Microsoft Windows NT. É um conjunto de regras que controlam o ambiente de trabalho de contas de usuário e contas de computador.

GPO
Gerenciador de políticas de grupos

Ela fornece o gerenciamento e configuração centralizados de sistemas operacionais, aplicativos e configurações dos usuários em um ambiente Active Directory. Em outras palavras, a Diretiva de Grupo controla em parte o que os usuários podem ou não fazer em um sistema de computador.

Embora a Diretiva de Grupo seja mais frequentemente vista em uso para ambientes corporativos, também é comum nas escolas, pequenas empresas e outros tipos de pequenas organizações. Geralmente é usada para restringir determinadas ações que podem representar potenciais riscos de segurança, como por exemplo: bloquear o acesso ao gerenciador de tarefas, restringir o acesso a determinadas pastas, desabilitar o download de arquivos executáveis​​, e assim por diante.

As configurações de Diretivas de Grupo definem os vários componentes do ambiente de área de trabalho do usuário que o administrador do sistema precisa gerenciar, por exemplo, os programas que estão disponíveis para usuários, os programas que aparecem na área de trabalho do usuário e as opções do menu Iniciar.

Para criar uma configuração de área de trabalho específica referente a um grupo específico de usuários, use o Editor de Objeto de Diretiva de Grupo. As configurações de Diretiva de Grupo especificadas estão contidas em um objeto de Diretiva de Grupo que, por sua vez, está associado aos objetos selecionados do Active Directory - sites, domínios ou unidades organizacionais.

A Diretiva de Grupo se aplica não apenas a usuários e computadores clientes, mas também a servidores membros, a controladores de domínio e a qualquer computador com o Microsoft Windows 2000 ou superior dentro do escopo de gerenciamento.

Por padrão, a Diretiva de Grupo aplicada a um domínio (ou seja, aplicada no nível do domínio, logo acima da raiz de Usuários e Computadores do Active Directory) afetará todos os computadores e usuários no domínio.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo