CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - MODEM ADSL: modo Bridge x modo Router

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


A maior parte dos MODEMs ADSL oferecidos pelas operadoras de Internet vêm configurados em modo bridge, ou seja, vêm prontos para estabelecer o canal de comunicação com o DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer), que é um equipamento que permite o uso dos pares telefônicos para o tráfego de dados (tanto LAN como Internet) em distâncias de vários quilômetros.

O MODEM cuida apenas da modulação do sinal e deixa o processo de autenticação e a criação do link PPP (Point-to-Poin Protocol) a cargo do PC. Dessa forma é necessário criar a conexão manualmente e ativá-la sempre quando necessário.

Quando o MODEM é configurado no modo router (roteador) não é necessário um computador para compartilhar a conexão com a Internet. Basta apenas conectar o MODEM em um switch e configurar os micros para utilizarem o endereço IP do MODEM como gateway padrão ou deixar que o MODEM os configure via DHCP.

A diferença entre os dois modos é que um MODEM em modo Bridge conecta você diretamente a Internet, atribuindo ao seu computador um endereço IP da internet, enquanto um MODEM no modo Router obtém um endereço da Internet e controla o fluxo de dados para os computadores locais, atribuindo a eles IPs locais.

Quando o MODEM funciona como bridge você não precisa abrir portas para programas específicos, talvez esta seja a única vantagem de usar um MODEM neste modo.

As vantagens de se utilizar o MODEM configurado como roteador são:

- Compartilhamento de conexão com uma rede de computadores ou pode ser ligado diretamente a um computador;

- O MODEM fica com as portas de entrada, de forma que qualquer tipo de ataque proveniente da Internet é bloqueado pelo próprio MODEM, antes de chegar nos PCs da rede local. O MODEM serve então como uma camada adicional de proteção;

- Se necessário ele pode distribuir endereços IP para os computadores dinamicamente (DHCP), não sendo necessário configurar nada nos computadores da rede na maioria dos casos. Eles se conectam automaticamente a internet;

- Maior segurança, pois contam com firewall interno e os computadores conectados recebem um endereço de IP local, não ficando diretamente expostos na internet;

- Não é necessária a instalação ou configuração de discadores, o MODEM faz a autenticação automaticamente;

- Possibilidades de diferentes configurações e controle de tráfego, conforme o modelo, entre outras vantagens.

As vantagens de se utilizar o MODEM configurado como bridge são:

- Não é preciso liberar portas específicas para programas;

- Facilidade para alguns softwares trabalharem como servidores.

As desvantagens de um MODEM configurado como router é a necessidade de abrir portas para alguns programas e a dificuldade de configurar softwares para funcionarem como servidores.

As desvantagens de um MODEM configurado como bridge é a necessidade de um discador de conexão e a necessidade de um roteador externo para o compartilhamento de conexão com a Internet.


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo